sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Meio artístico elogia anúncio de recriação da Secretaria Municipal de Cultura. É ISSO QUE A GENTE QUER E É ISSO QUE ACONTECEU. Marcão Cavalcante Marcao Cavalcante

Meio artístico elogia anúncio de recriação da Secretaria Municipal de Cultura



Compromisso assumido pelo prefeito Marcio Lacerda para a próxima gestão atende reivindicação da categoria



O meio artístico de Belo Horizonte recebeu de forma positiva a recriação da Secretaria Municipal de Cultura, anunciada na quarta-feira (8/8) pelo prefeito Marcio Lacerda, candidato à reeleição pela coligação
“BH Segue em Frente”, como parte de seu plano de governo para o próximo mandato.



A medida é fruto de debates de Marcio com representantes do setor, incluindo três encontros com a classe, o último deles na noite da última terça-feira (7/8). “A partir dessas reuniões percebemos que a necessidade da volta da Secretaria Municipal de Cultura é quase um consenso entre todos os militantes do setor cultural”, explicou Marcio.



Atualmente o órgão gestor da cultura na capital mineira é a Fundação Municipal de Cultura (FMC), criada pela Lei 9011/2005, que implantou uma reforma administrativa na Prefeitura.



Marcio assegurou que o impulso ao setor cultural será uma das vertentes mais importantes de seu governo nos próximos quatro anos. Segundo ele, a cultura será um eixo estratégico para todas as áreas de sua administração.



Recepção positiva

O ator Ílvio Amaral destacou a importância e o significado do anúncio para a classe. "Fico na maior felicidade. Para nossa categoria, é um ganho enorme. Foi uma pena quando acabaram com a secretaria, quando virou fundação. Falo isso sem qualquer desmerecimento em relação às pessoas que estavam na Fundação Municipal de Cultura, mas ter uma Secretaria de Cultura é muito importante."



Paulo Santos, músico do Uakti, ressaltou que a iniciativa é bem-vinda e muito boa para a arte. “Uma secretaria municipal, com verba para gerir projetos e contribuir para a direcionar o caminho da arte em Belo Horizonte, é muito bem-vinda, com pessoas que pensam e possam cnduzir os projetos e criar novos caminhos, tendo uma boa direção. E todas essa questões passam pela verba que será colocada na secretaria. Acho muito interessante. Bom para a arte”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a Secretaria Municipal de Cultura deverá trabalhar em sintonia com a pasta estadual da área.



Divulgar a cidade

O empresário do Jota Quest, Helber Luiz de Oliveira, destacou a importância de uma conexão do setor com a Prefeitura para melhor divulgar a cidade por meio de eventos culturais.



“Eu acho primordial esta ação para que se estabeleça um referencial para todos que trabalham na área cultural de Belo Horizonte. Existe uma grande necessidade de se fortalecer uma conexão com a Prefeitura no intuito de melhor divulgar a cidade de Belo Horizonte por meio dos grandes eventos e festas. E tendo a Secretaria Municipal de Cultura para ser esta ponte entre o executivo e as pessoas que fazem acontecer nesta área tão rica como a área cultural da capital, a maior beneficiada será a cidade de Belo Horizonte”, afirmou.



Gestão da cultura

O artista plástico Marco Tulio Resende comemorou o anúncio. “Voltamos a uma situação da qual não deveríamos ter saído. Uma Secretaria de Cultura é extremamente importante como órgão que poderá viabilizar as iniciativas e projetos, a gestão da cultura. Só tenho a parabenizar. Fiquei muito feliz. É uma iniciativa legítima, um anseio de todos nós e que vem em boa hora”, afirmou.



Para a empresária do setor de eventos Márcia Ribeiro, da Nó de Rosas Produções, o anúncio demonstra comprometimento de Marcio Lacerda com a classe. Ela reconhece iniciativas positivas desde a implantação da fundação, mas considera que uma secretaria com um orçamento adequado coloca a defesa das políticas culturais no mesmo nível das demais áreas dentro da Prefeitura.



“Retomar a Secretaria Municipal de Cultura é colocar o setor cultural no mesmo patamar das outras áreas. Não dá para a cultura ser tratada em outra instância. Tão importante quanto recriar a secretaria, é garantir o orçamento necessário para que ela consiga desenvolver as ações e projetos que estamos levantando”, disse ela.



Beatriz Lemos de Sá, proprietária da Lemos de Sá Galeria de Arte, também pondera que tão fundamental quanto a existência da secretaria é que o funcionamento dela como parte da engrenagem da administração municipal seja levada adiante de forma adequada. “A criação da secretaria é, sem dúvida, um fato importantíssimo e que agrada muito à classe cultural e artística de Belo Horizonte. O mais importante, e o que nós esperamos, é que o novo órgão funcione realmente como um facilitador e impulsionador da produção cultural da cidade”, declarou Beatriz.

É ISSO QUE A GENTE QUER E É ISSO QUE ACONTECEU.

Marcão Cavalcante

Marcao Cavalcante

Nenhum comentário: