sábado, 2 de março de 2013

E NINGUEM NOTICIOU DE ACORDO... Mudanças climáticas: Amazônia mostra sinais de degradação

Mudanças climáticas: Amazônia mostra sinais de degradação

secamazonianasaEstudo liderado pela NASA afirma que a floresta está sofrendo com a escassez de chuvas e que já é possível visualizar alterações na região em imagens de satélite que podem indicar uma transformação do ecossistema em longo prazo.
Fabiano Ávila, Instituto CarbonoBrasil, 18 de janeiro de 2013
Em 2005 a Amazônia passou pelo que foi batizado de “a seca do século”. Não muito depois, em 2010, outra nova grande seca aconteceu. É claro que é esperado que durante os dois fenômenos a floresta sofra consequências. Porém, o que um novo estudo publicado nesta semana pela NASA alerta é que a floresta não se recuperou entre as duas estiagens. Assim, a agência aponta que há uma tendência de degradação na região e em uma área de 600 mil quilômetros quadrados isso já pode ser visto por satélites.
“Nossa grande surpresa é que os efeitos da seca persistiram bem depois de 2005. Esperávamos que a floresta se recuperasse um pouco a cada ano, mas não foi o que aconteceu. A degradação estava lá quando a seca de 2010 chegou e piorou ainda mais o quadro”, afirmou Yadvinder Malhi, pesquisador da Universidade de Oxford e um dos coautores do estudo. (mais…)

Nasa: oito dos nove anos mais quentes da História ocorreram após 2000

global-warming_6372_600x450Oito dos nove anos mais quentes da História desde 1880, quando começaram os registros de temperatura, ocorreram após o ano 2000, informou esta terça-feira (15/01) o Instituto Goddard de Estudos Espaciais (GISS), da Nasa, nos Estados Unidos. O ano 2012 foi o nono ano mais quente, com uma média de temperatura de 14,6 graus Celsius, 0,6 grau acima da média do século XX, segundo as últimas estimativas do GISS.
Opera Mundi, 16 de janeiro de 2013
“A temperatura de um ano não é significativa em si mesma, mas o que importa é que a última década foi mais quente do que a anterior e que esta foi mais quente do que a precedente”, destacou o climatologista Gavin Schmidt. “O planeta esquenta e a razão é que continuamos emitindo mais dióxido de carbono (CO2) na atmosfera”, destacou. (mais…)

Annus Horribilis: 2012 was the worst year for the environment in living memory

hurricane_sandy_the_superstormGeorge Monbiot, Guardian, January 1, 2013
It was the year of living dangerously. In 2012 governments turned their backs on the living planet, demonstrating that no chronic problem, however grave, will take priority over an immediate concern, however trivial. I believe there has been no worse year for the natural world in the past half century.
Three weeks before the minimum occurred, the melting of the Arctic’s sea ice broke the previous record(1). Iconic remnants of the global megafauna – such as rhinos and bluefin tuna – were shoved violently towards extinction(2). Novel tree diseases raged across continents(3). Bird and insect numbers continued to plummet, coral reefs retreated, marine life dwindled. And those charged with protecting us and the world in which we live pretended that none of it was happening. (mais…)

IPCC. Relatório vazado na internet reafirma influência humana sobre o clima

global-warming-31Texto preliminar do IPCC diz que temperatura pode subir até 4,8ºC. Painel de cientistas alertou que versão final ainda pode ser mudada.
Globo Natureza, 14 de dezembro
Os cientistas especializados em clima estão mais certos do que nunca de que os humanos são responsáveis pelo aquecimento global, pela elevação dos níveis das marés e pelos casos de clima extremo, de acordo com um relatório preliminar feito por um painel de especialistas.
O documento preliminar, que foi vazado na internet e ainda pode ser modificado antes da divulgação da versão final, em 2013, mostrou que o aumento nas temperaturas médias globais desde a era pré-industrial deve exceder os 2ºC até 2100, e pode chegar a 4,8ºC. (mais…)

Nenhum comentário: