quarta-feira, 6 de agosto de 2014

BH REGISTRA PRIMEIRO NASCIMENTO DE GORILA EM UM ZOOLÓGICO DA AMERICA DO SUL.

Quarta-feira, 6 de Agosto de 2014
Ano XX - Edição N.: 4613
Poder Executivo
Capa

BH REGISTRA PRIMEIRO NASCIMENTO DE GORILA EM UM ZOOLÓGICO DA AMÉRICA DO SUL


Filhote de Lou Lou nasceu na madrugada de ontem e reafirma o sucesso do trabalho de preservação da espécie feito na capital mineira


A gorila Lou Lou, que vive desde o final do ano passado no Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha), deu à luz o primeiro filhote de gorila em zoológico na América do Sul. O nascimento aconteceu na madrugada de ontem e tanto a mãe quanto o filhote passam bem, necessitando apenas de tranquilidade e repouso nos próximos dias, para que os animais se mantenham confortáveis e sem estresse.

De acordo com o presidente da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, Jorge Espeschit, a gravidez e o parto bem-sucedidos representam um feito importante do ponto de vista da conservação ambiental. “O nascimento de filhotes de gorila no Zoológico de Belo Horizonte reafirma nosso compromisso com a preservação da espécie. Após tantos anos de trabalho, é gratificante perceber que estamos no caminho certo”, disse.

Segundo o diretor do Jardim Zoológico, Gladstone Corrêa, os animais continuarão tendo acesso a todas as áreas do recinto, mas a tendência é que a fêmea se isole com seu filhote buscando locais onde se sinta mais segura, como a área de manobras e o bambuzal, dificultando um pouco a visualização pelo público. Além disso, nos primeiros meses de vida, o filhote fica agarrado ao ventre da mãe, o que torna mais difícil a identificação do sexo.

Os visitantes podem contribuir para que esse processo transcorra o mais naturalmente possível, tendo paciência, evitando fazer barulho na área e seguindo as orientações dadas pela instituição. “O nascimento do filhote é o coroamento do excelente trabalho da equipe”, ressalta Gladstone.

Assim como Lou Lou, também Imbi, a outra gorila grávida que vive com o macho Leon, deverá ter seu filhote até, no máximo, final de outubro.

O prefeito Marcio Lacerda recomendou ontem à FZB-BH que a escolha do nome do filhote seja feita por meio de eleição junto à população de Belo Horizonte. “É um dia muito especial. Afinal, trata-se do primeiro filhote da espécie nascido em zoológico na América do Sul. E nada mais oportuno do que contar com a opinião da população para escolhermos o seu nome”, afirmou o prefeito.


Saiba mais sobre os gorilas do Jardim Zoológico da FZB-BH


IMBI

Nascimento: 2000

Quando chegou à Fundação Zoo-Botânica: 2011

De onde veio: Reino Unido

Peso: 75,3 Kg


LEON

Nascimento: 1998

Quando chegou à Fundação Zoo-Botânica: 2013

De onde veio: Espanha

Peso: 180 Kg


LOU LOU

Nascimento: 2004

Quando chegou à Fundação Zoo-Botânica: 2013

De onde veio: Reino Unido

Peso: 68,4 Kg


Leia mais sobre os gorilas do zoológico de Belo Horizonte na página 2


versão de impressão  Voltar

Nenhum comentário: