sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Como perceber o desconforto no abraço?

Como perceber o desconforto no abraço?

Por  em 2 de maio de 2011
Facebook 2Twitter 752Google+7

O abraço, linguagem corporal e o espaço psicológico ao redor de nós

Cada um de nós tem uma experiência diferente na interpretação da linguagem corporal e com a distância que as outras pessoas mantém durante a interação. Essas experiências podem variar de muito agradáveis e desejadas até as impressões de insuportável desconforto. Isso não é diferente no caso do abraço. Quem já não se sentiu mal quando alguém (desconhecidos, por exemplo) nos fala muito perto do rosto?

Não podemos ignorar que o nosso corpo é uma referência para nós. Quando o assunto é espaço e a sua ocupação, o corpo ganha uma importância especial.

Nossos sentidos são os principais responsáveis pela percepção das distâncias que devem ser mantidas. É obvio que também existe um fator cultural na linguagem corporal, pois aprendemos o que é adequado e inadequado em nossa educação.

Para exemplificar, temos a classificação proposta por Edward Hall em seu livro sobre linguagem corporal –  The Hidden Dimension (A Dimensão Oculta) em termos de quatro categorias:

DistânciaReferencial em relação à falaNível de privacidadeExemplo na linguagem corporal
Íntima

 

 

 

5 a 45 cm

CochichoPessoal – SecretoPolíticos trocando idéias durante uma reunião, sem desejarem que os demais saibam do assunto.

 

 

 

 

Pessoal

 

 

 

45 cm a 1,20 m

Voz baixaPessoal- ConfidencialConversa amistosa entre duas pessoas.

 

 

 

 

Social

 

 

 

1,20 a 2,10 m

Plena vozConversação socialA linguagem corporal de amigos conversando em um bar ou festa. Podem estar separados por uma mesa, sentados em poltronas ou mesmo em pé, de frente um para o outro.

 

 

 

 

Pública

 

 

 

mais de 2,10 m

Voz altaPúblicoPalestras, aulas e discursos.

 

 

 

 

 

A figura abaixo resume as áreas do espaço psicológico que imaginamos ao nosso redor e ao qual damos significado territorial na linguagem corporal. No abraço, as pessoas se expressam na área de toque.

Essa imagem é atribuída a um estudo sobre a circulação de pessoas no Metrô de São Paulo. Observe que as distâncias elaboradas por Hall foram utilizadas como referência.

Esse é um assunto complexo, que pretendemos desenvolver em diversos artigos no Portal Segredos da Face- Linguagem Corporal. Nesta ocasião trataremos do abraço, como expressão de alegria, de carinho e de comemoração onde, supostamente, as pessoas consentem a “invasão” do espaço íntimo.

Como “ler” a linguagem corporal e identificar o constrangimento em um abraço?

O abraço é uma manifestação de congratulação quase que universalmente adotada e aceita na linguagem corporal humana. Sua frequência e as situações em que é considerado aceitável variam de cultura para cultura.

Integrantes de alguns povos sentem-se muito desconfortáveis com abraços, enquanto outros o celebram, podendo abraçar pessoas estranhas sem o menor constrangimento.

Como, então, identificar o constrangimento na linguagem corporaldo abraço?

A chave para responder essa pergunta encontra-se na observação da posição do corpo das pessoas que se abraçam. Veja as fotos abaixo que foram retiradas de vídeos da campanha “Abraço Grátis” (Free Hugs) que correu pelo mundo há alguns anos.

Nessa foto, observa-se que as barrigas das pessoas, no abraço, não se tocam. É muito comum que esse espaço se forme quando o abraço ocorre entre desconhecidos ou quando a situação o exige, mas as pessoas não se encontram confortáveis uma com a outra.O exemplo acima, retirado da mesma campanha, demonstra como uma das pessoas que abraça manteve seu braço esquerdo ao longo do corpo, evitando abraçar, completamente. A posição do corpo também está inclinada, encostando somente parte do lado direito do corpo para o abraço. Essa é outra demonstração de desconforto.

Nenhum comentário: