segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Reservo o direito de desabafo e gostaria de um pouco de sua paciencia!!!


Prezados, boa noite!!!

Reservo o direito de desabafo e gostaria de um pouco de sua paciencia!!!

Hoje, saindo da Escola onde trabalho, bem próximo a uma grande e amada comunidade que conheço há pelo menos 8 anos, com muito carinho!!! 

Vi 4 jovens próximos de uma casa, tentando entrar , dentre estes um já no muro , já com o objetivo demonstrado.

Ao passar , ouço : Ô MARCAO!!! Professor Marcao !!! Olhei os e vi que destes dois foram MEUS dois alunos em outra escola daquela comunidade!!!

Conversei percebi que estes estavam a captura de um papagaio!!! Rsrs. Não, o animal, mas aquele com linha. Rsrs. Ao conversar com estes vi nos meninos, aqueles alunos de 2013 e literalmente com minha altura, sabendo que estes estavam em 2013 na sétima série, recordei momentos e grato por estes momentos.

Ao perguntar sobre a escola, já que estava saindo de uma e aqueles meus eternos alunos sem uniforme e naquele horário soltando pipa / papagaio. Eles disseram me que abandonaram a escola pois já tinham 15 anos. Assustei me com duas situações: uma delas o abandono de escola que além de ser um crime contra estes jovens, é também um crime contra suas famílias, sociedade e País!!! Além de ser uma obrigação de seus responsáveis e da própria escola, no âmbito legal. Já a outra, que ao ir tentar matrícula em uma escola, foi informado os seus familiares que não poderiam realiza lá pois estavam bem acima da idade com as séries existentes, enfim.... Gerou me uma decepção, pois se nós, professores, com todas nossas dificuldades que o estado / governo nos infringe, como profissionais e na própria Escola. O que esperamos ? Permitir que estes perambulem nas ruas até serem "adotados" por aqueles que pouco contribuem com a Sociedade ? E seus direitos como alunos? E os direitos dos professores, desrespeitados pelos incompetentes dos gabinetes e teóricos da Educação? Enfim, Penso que é um direito destes reingressar na escola e mais o respeito à lei é sinal de civilidade!!! Sabemos do flagelo da Educação existente, impostas por todos os Governos que passaram pelo poder e que de fato não causaram uma ruptura com o Sistema falido da Educação. 
Não vamos permitir que nossos jovens sejam jogados ao léu pelo desrespeito à seus direitos e encaminhados para a rua como se ali tivesse algum futuro.

Decepção é pouco!!!

O público não pode ser realizado como se privado fosse!!!

Não pode ficar ao Bel prazer de alguns contra aqueles que possuem seus direitos desrespeitados.

Uma escola do século XIX que não percebe a mudança comportamental de nossos novos alunos e mais, alunos do século XXI em uma estrutura falida , antiga e morosa!!! A educação deve ser libertadora, inovadora e o professor, aquele que motiva e não o que julga!!!

Perdoe me , apenas decepcionado.

Mas continuemos em luta por uma escola do século XXI e mais respeito ao professor!!!

Marcão Cavalcante

Marcão Cavalcante III

Marcão Cavalcante II

Nenhum comentário: