quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Marcio Lacerda terá quase a metade do tempo do horário eleitoral gratuito. Embate na TV começa dia 21. Na ordem de veiculação, Patrus será o primeiro a aparecer

Marcio Lacerda terá quase a metade do tempo do horário eleitoral gratuito. Embate na TV começa dia 21. Na ordem de veiculação, Patrus será o primeiro a aparecer

Alessandra Mello
Publicação: 09/08/2012 06:00Atualização: 09/08/2012 06:57
Com 14 minutos e 19 segundos, o prefeito Marcio Lacerda (PBH), candidato à reeleição em Belo Horizonte, terá quase a metade do tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que começa a ser exibida no dia 21. Seu principal adversário, o ex-prefeito e ex-ministro Patrus Ananias (PT), terá direito a 8 minutos e 22 segundos. A definição dos minutos de cada um dos sete concorrentes na capital foi anunciada oficialmente ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Ao todo serão exibidos na televisão aberta, de segunda a sábado, dois blocos de 30 minutos cada de horário eleitoral. Ao longo do dia, cada candidato ainda terá direito a inserções de 30 segundos, distribuídas seguindo a mesma proporção do horário em bloco.

O TRE-MG também definiu a ordem de veiculação do horário eleitoral dos candidatos a prefeito e a vereador. Patrus Ananias vai abrir o horário eleitoral, que começa a ser exibido em uma segunda-feira. Lacerda fecha o bloco. Nos programas seguintes, a ordem de apresentação é invertida. O mesmo acontece com o programa dos candidatos a vereador, que será veiculado às terças, quintas e sábados. O PCO será o primeiro a aparecer no horário gratuito, com 27 segundos. A coligação PT/PMDB terá o maior tempo reservado para as eleições proporcionais, com 6 minutos e 46 segundos. Nos outros dias da semana, com exceção do domingo, vai ser exibido o programa dos candidatos a prefeito.

De acordo com a legislação eleitoral, um terço do horário é distribuído igualmente entre os candidatos e dois terços proporcionalmente ao número de representantes de cada partido na Câmara dos Deputados, considerado, no caso da coligação, o resultado da soma de representantes de todos os partidos que a integrarem.

A entrada em vigor do palanque eletrônico é aguardada com expectativa pelos candidatos, pois é quando de fato começa a campanha. Mas nem sempre o maior tempo na televisão garante a vitória do candidato. Nas últimas quatro eleições, apenas em 2008 Marcio Lacerda se elegeu prefeito com o dobro do tempo de todos os adversários (veja quadro). Mas, mesmo em vantagem no horário eleitoral – Lacerda tinha quase 11,5 minutos –, não foi uma disputa fácil. Ele terminou o primeiro turno com uma vantagem de pouco mais de 2% percentuais sobre Quintão, que tinha 5,2 minutos no horário eleitoral exibido no rádio e na televisão.

quantidade X qualidade Nas eleições anteriores, os candidatos com mais tempo não se elegeram. Mas em todos os casos a disputa no palanque eletrônico foi equilibrada, já que todos os principais candidatos tinham tempos considerados razoáveis no horário eleitoral gratuito. Para o cientista político Malcom Camargos, o mais importante não é ter a maior quantidade de minutos na televisão, mas um tempo suficiente para expor suas ideias e programas.

“Muitos minutos na televisão e no rádio não garantem a eleição, mas a falta deles contribui para a derrota”, afirma Camargos, citando, como exemplo, o caso da candidata do PCdoB à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de 2008, a deputada federal Jô Moraes. Ela começou a disputa em primeiro lugar, mas, com pouco mais de um minuto no horário eleitoral, acabou terminando em terceiro lugar. Camargos lembra ainda que mais importante que os dois blocos diários de 30 minutos de propaganda na televisão e no rádio são as inserções ao longo da programação que todos os candidatos a prefeito têm direito. Em 2008, Lacerda teve ao longo da campanha direito a 1.062 inserções, contra 486 de Quintão e 159 de Jô Moraes.

Nenhum comentário: