sábado, 2 de março de 2013

Coleta de assinaturas para novo partido de Marina Silva começa com encontro em BH Na tarde deste sábado, em torno de 200 voluntários se reuniram, no Museu Inimá de Paula, para fazer um cadastro e iniciar a coleta de assinaturas no estado

Coleta de assinaturas para novo partido de Marina Silva começa com encontro em BH Na tarde deste sábado, em torno de 200 voluntários se reuniram, no Museu Inimá de Paula, para fazer um cadastro e iniciar a coleta de assinaturas no estado
Iracema Amaral
Publicação: 02/03/2013 16:11 Atualização: 02/03/2013 17:01

Encontro da Rede no Museu Inimá de Paula (Iracema Amaral/Esp/EM DA Press)
Encontro da Rede no Museu Inimá de Paula
Partidários da Rede Sustentabilidade reuniram em torno de 200 voluntários na tarde deste sábado, no auditório do Museu Inimá de Paula, no Centro de Belo Horizonte, para iniciar o processo de coleta de assinatura para que o partido consiga o registro definitivo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A meta dos organizadores da legenda - lançada no último dia 16, em Brasília pela ex-senadora Marina Silva-, é coletar 150 mil assinaturas em Minas Gerais. “É a primeira convocação. Vamos fazer outras para garantir o efeito multiplicador da mobilização”, garantiu Cássio Martinho, da Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade.

No Museu Inimá de Paula, cada um dos voluntários preencheu uma ficha de cadastro para levar as fichas para a coleta de assinaturas do eleitor - com nome completo, número do título de eleitor e assinatura do apoiador da criação da Rede Sustentabilidade. No cabeçalho das fichas, grafado com letras maiúsculas, um aviso considerado importante pelos organizadores do partido para não intimidar os apoiadores: "você não está se filiando, mas apoiando a criação de um partido.”

De acordo com Cássio Martinho, que é também consultor em Gestão de Redes Sociais, os voluntários foram convocados, em sua maioria, pelo Facebook e, também, por e-mail e telefone. O partido Rede Sustentabilidade, que nesta semana foi registrado junto ao TSE, tem até outubro deste ano para coletar no mínimo 500 mil assinaturas, em nove estados da federação, conforme exigência da legislação, se quiser disputar as eleições de 2014.

Candidatura de Marina Silva

Martinho explicou que a candidatura da ex-senadora Marina Silva à Presidência da República no ano que vem, por enquanto, não passa de especulações. De acordo com ele, a ideia é reunir as assinaturas exigidas pela legislação para depois “pensar na possibilidade de decidir se Marina será candidata ou não”. Ele justificou que o prazo para legalizar o partido em tempo hábil para a disputa eleitoral de 2014 é apertado. “É possível, sim, mas precisamos primeiro fazer isso (legalizar o partido) para depois falarmos em candidatura da Marina”, disse.
Ele também informou que a mobilização para a criação da Rede Sustentabilidade já está estruturada, além de Minas, no Distrito Federal e em outros 9 estados do país – São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, maranhão, Tocantins, Acre , Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás. O ex-deputado federal José Fernando de Oliveira, também da Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade, disse que a meta dos articuladores na nova legenda é conseguir apoiadores em todos os estados do país. “Queremos coletar 1,5 milhão de assinaturas”, afirmou.

José Fernando comentou ainda a movimentação de três pré-candidatos e seus apoiadores para a disputa eleitoral da Presidência da República eleitora, em 2014 – a presidente Dilma Rousseff (PT), o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco , Eduardo Campos (PSB). “Meu pai (o ex-ministro da Cultura e governador de do Distrito Federal) dizia que não se deve comentar os planos do inimigo”, brincou José Fernando para em seguida emendar: “por enquanto ainda não vimos nenhuma proposta por parte desses candidatos, apenas acusações e trocas de ofensas. Pelo discurso dos três não parece haver muita diferença entre situação e oposição”.

Nenhum comentário: