sábado, 2 de março de 2013

Justiça prende poucos condenados no país Levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que não foram cumpridas nem a metade das ordens judiciais expedidas no país

 POR QUE SERA?


MARCÃO CAVALCANTE

Justiça prende poucos condenados no país Levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que não foram cumpridas nem a metade das ordens judiciais expedidas no país
Edson Luiz
Publicação: 02/03/2013 06:00 Atualização: 02/03/2013 06:58

As cadeias lotadas em todo o país contrastam com o grande número de pedidos de prisão à espera de cumprimento (Luiz Ribeiro/EM/DA Press- 23/3/12)
As cadeias lotadas em todo o país contrastam com o grande número de pedidos de prisão à espera de cumprimento

Mais de 216 mil mandados de prisão deixaram de ser cumpridos entre o segundo semestre de 2011 e janeiro deste ano. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que registrou a expedição de 306,9 mil pedidos de detenção no mesmo período. Goiás, Minas Gerais e Paraná foram os estados que tiveram os menores índices de cumprimento das determinações judiciais, enquanto Rio de Janeiro, Pernambuco e Espírito Santo foram os que obtiveram os melhores resultados na execução dos mandados de prisão.
Os números do CNJ mostram que não foram cumpridas nem a metade das ordens judiciais expedidas no período. Os dados do conselho mostram que ainda há mais 216,9 mil pedidos de prisões em aberto em várias regiões do país. Segundo o banco de dados da Justiça, no mesmo período foram presas 77,1 mil pessoas, enquanto 12,8 mil tiveram suas detenções canceladas por causa da expiração do prazo legal.

Rio aparece com o maior número de mandados de prisão cumpridos. Em um ano e sete meses, foram presas 14 ,mil pessoas, mas ainda há mais 18 mil casos em aberto. O segundo lugar está com Pernambuco, com 7 mil mandados executados, seguido pelo Espírito Santo, com 6,3 mil. O Paraná ficou com o menor índice entre todos os estados que não cumpriram suas metas, já que deixou de prender 30,4 mil pessoas, seguido de Minas Gerais (28,6 mil solicitações em aberto) e Goiás (20,8 mil).

O estudo mostra ainda que dos mandados expedidos de junho de 2011 até o último dia 31 de janeiro, 65.160 foram cumpridos, ou seja, resultaram efetivamente em prisões, e 10.587 tiveram o cumprimento expirado.

Consulta pública O banco de dados do Conselho Nacional de Justiça é baseado em informações das polícias civis e militares, além da Polícia Federal, do Ministério Público e de diversas instâncias do Poder Judiciário. Criado em junho de 2011, ele auxilia no controle e efetivo cumprimento das ordens de prisão. O objetivo é que todos os dados possam ser acessados pela internet por membros de todos os órgãos envolvidos, como as polícias Civil, Militar e Federal, Ministério Público e órgão do Judiciário. Apenas três tribunais ainda não conseguiram atualizar suas informações no sistema: Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul e Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. Eles devem regularizar o serviço em 60 dias. A consulta pública aos dados é possível pelo endereço www.cnj.jus.br/bnmp.

Nenhum comentário: