segunda-feira, 4 de março de 2013

MANEJO AMBIENTAL GARANTE A QUALIDADE DO PARQUE MUNICIPAL, O MAIS VISITADO DE BH

MANEJO AMBIENTAL GARANTE A QUALIDADE DO PARQUE MUNICIPAL, O MAIS VISITADO DE BH

Retirada de galhos secos, levantamento de copa, poda para guiar o crescimento da planta e retirada de grandes frutos, como jacas, com risco de queda. Estas são importantes ações de manejo realizadas diariamente no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro, para garantir a segurança dos seus milhares de visitantes. Somente no ano passado foram feitas 113 podas e oito supressões em árvores do local.
De acordo com Tatiani Cordeiro, chefe do Departamento Centro da Fundação de Parques Municipais, o Parque Municipal possui aproximadamente 3.700 árvores de cerca de 200 espécies exóticas e nativas, o que exige um trabalho de manejo diferenciado dos demais parques. “O parque tem uma característica diferente dos outros. Para realizar este trabalho de poda é necessária a utilização de caminhão com guindaste, devido ao tamanho das árvores, muito antigas e altas”, afirma.
Além das podas e supressões, plantios e revitalizações fazem parte das atividades de manejo durante todo o ano. Tudo isso para que o espaço torne-se cada vez mais agradável para seus frequentadores. Em 2012, 123 árvores nativas foram plantadas e 90.700 mudas foram colocadas nos canteiros ornamentais, o que resultou em um total de 176.764 metros quadrados de jardins replantados. “O parque possui 80 mil metros quadrados de jardins. É como se tivéssemos repassado por todos os canteiros pelo menos duas vezes”, explica Tatiani.

Público
  Mensalmente, cerca de 600 mil pessoas visitam o parque, seja para lazer, para praticar esportes, aproveitar o tempo livre ou simplesmente cortar caminho. Anualmente, cerca de 9 mil estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares realizam visitas orientadas e participam das oficinas de educação ambiental. A exposição de plantas medicinais, realizada toda última quinta-feira de cada mês, também atrai um grande público. No ano passado, mais de 5.400 mudas de plantas medicinais foram distribuídas durante a atividade.
Para Tatiani, o parque é muito belo e muitas atrações valem a pena ser conferidas. “Uma sugestão para o visitante é fazer um roteiro pelos jardins históricos, como os do Coreto. É uma excelente oportunidade de conhecer esse patrimônio de Belo Horizonte”, comentou.

Nenhum comentário: