Na noite desta terça-feira (12/05), os vereadores de Criciúma aprovaram por unanimidade, a Moção de autoria do vereador Ricardo Fabris (PDT), em relação à retomada da PEC que torna obrigatório o Diploma de Jornalista. “Fazer notícia não é simplesmente pegar a informação e colocar sem responsabilidade. Tem todo um processo para isso. E isso não se vai aprender de uma hora para a outra. Aqui em Criciúma temos a Satc, que conta com amplos laboratórios. O jornalista tem posicionamento, mas tem uma situação que se chama ética. Sou formado e foi fundamental para mim. Aprendi muito como acadêmico de jornalismo e recomendo o diploma sim para jornalista. Essa Moção é para ser encaminhada a Brasília para que seja agilizada a proposta apresentada em 2009”, disse o parlamentar reforçando que o diploma é fundamental para o exercício da profissão.
Morro da Fumaça também aprova moção
A mobilização dos jornalistas formados do sul de Santa Catarina em busca de melhorias e principalmente da obrigatoriedade do diploma para o exercício da função, conquista cada vez mais adeptos. Foi o caso do vereador de Morro da Fumaça, Ademar Bertan (PSDB), que na sessão do Legislativo desta semana, teve aprovada uma moção de apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos jornalistas que tramita em Brasília.
Para o vereador, é inadmissível que uma função importante como o Jornalismo, não tenha a obrigatoriedade da formação acadêmica para ser praticada. “Não procuramos médicos sem formação. Não procuramos advogados sem formação. Por que com o jornalismo tem que ser diferente? É preciso valorizar a educação, a ética, o bom exercício da profissão. Vamos embarcar nesta causa com os jornalistas e fazer pressão para que a PEC seja votada”, destacou.
Bertan também salientou a importância da união da classe da região através da criação do Núcleo dos Jornalistas do Sul Catarinense. “Os jornalistas da região estão de parabéns pela luta que vêm travando constantemente em busca de melhorias para a sua classe”, finalizou.
Fontes: Assessorias de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário