sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Interesse de brasileiros em eleições atinge seu maior índice

sexta-feira, 17/10/2014

Interesse de brasileiros em eleições atinge seu maior índice

Publicidade
Em meio aos dados que apontam um empate técnico entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), a pesquisa Datafolha mostra que o índice de interesse do brasileiro pelas eleições atingiu o maior patamar na série histórica, iniciada em 1994.

Segundo o instituto, na pesquisa realizada entre os dias 14 e 15 de outubro, 49% dos eleitores afirmam ter grande interesse no pleito de 26 de outubro. Outros 28% afirmam ter interesse médio. Os que não possuem interesse algum são 13%, enquanto afirmam possuir pouco interesse são 8%.

No final de agosto, quando a mesma pergunta foi feita, o índice dos que apontavam interesse grande no processo eleitoral era dez pontos percentuais menor (39%). Os que apontavam interesse médio eram 30% (dois a mais) e os que diziam não ter interesse algum chegavam a 22%. Os eleitores com interesse pequeno eram 8%, assim como hoje. Na medição de julho os que não tinham interesse algum eram 26%.

A oscilação é natural em tempos de eleição, mas mesmo quando comparados com períodos pré-eleitorais nos anos anteriores, o quadro atual demonstra maior interesse. No final de setembro de 2002, por exemplo, às vésperas da eleição de Lula, 45% tinham interesse grande, 31% tinham interesse médio, 6% tinham interesse pequeno e 17% não tinham interesse nenhum.

O grau de interesse nas eleições é maior entre os mais ricos. Na faixa que recebe mais de 10 salários mínimos, 77% dizem ter grande interesse e só 5% não têm interesse algum. Já entre os que ganham até 2 salários mínimos, faixa de renda menor na pesquisa, 46% se dizem muito interessados, enquanto 9% dizem não ter interesse nenhum.

O índice de grande interesse varia também por escolaridade (47% no fundamental, 45% no ensino médio e 65% no superior). Por idade, os jovens são os menos interessados. Chega a 16% o índice dos que não possuem interesse algum, na faixa entre 16 e 24%. Por sexo, os homens são mais interessados (53% deles possuem interesse grande, contra 46% as mulheres). 

O Tempo

 

 

Nenhum comentário: