sábado, 16 de maio de 2015

Pelo menos 80% dos municípios levaram nota zero em transparência em Minas; situação foi avaliada pela Controladoria Geral da União (CGU); no Brasil 63% das cidades e dois estados tiraram nota zero

Pelo menos 80% dos municípios levaram nota zero em transparência em Minas; situação foi avaliada pela Controladoria Geral da União (CGU); no Brasil 63% das cidades e dois estados tiraram nota zero

Pautando Minas - A Controladoria Geral da União (CGU) divulgou na última sexta-feira (15) um relatório que traz o ranking que mede transparência em estados e municípios. E Minas Gerais não foi muito bem: pelo menos 80% dos municípios levavam nota zero neste quesito. 

Sendo assim, a proporção é para cada dez cidades, oito não possuem uma forma simples e eficiente de divulgar seus gastos para a população ter conhecimento. Apenas a capital mineira, Belo Horizonte, portanto, teve nota superior a seis. Além disso, BH fica na nona colocação no raking de capitais e Minas Gerai situa-se na 15ª posição.

De acordo com a CGU, foram avaliados 492 municípios com até 50 mil habitantes, todos os estados, capitais e o Distrito Federal. Do total de cidades analisadas, 424 ainda não regulamentaram os dispositivos que permitem à população ter acesso aos dados dos órgãos públicos. Conforme o índice, 23% das cidades ficaram com notas entre 1 e 2. Apenas sete municípios, tiraram notas entre 9 e 10 (1,4%), sendo cinco da Região Sul. O município de Apiúna (SC) e a capital paulistana receberam a nota máxima.

A cidade de Gonçalves foi a melhor do interior

A cidade de Gonçalves, no Sul de Minas, e que possui 4.200 habitantes, foi a que melhor pontuou entre todas as cidades do interior. A nota foi 5,8 e a prefeita, Maria de Lourdes, afirmou que a "ideia é atuar de forma transparente".

No mais, Minas ficou abaixo da média nacional, uma vez que 63% de cidades no país inteiro não pontuaram, contra 80% dos municípios mineiros.



TRANSPARÊNCIA JÁ!!!!




Nenhum comentário: