quarta-feira, 3 de agosto de 2011

BH, A CIDADE-SEDE QUE MAIS OFERECE OPORTUNIDADES PARA A COPA DE 2014

BH, A CIDADE-SEDE QUE MAIS OFERECE OPORTUNIDADES PARA A COPA DE 2014
PBH e Sebrae assinam termo de cooperação para gerar negócios, capacitação de gestores e empreendedores para o Mundial

Belo Horizonte é a cidade-sede da Copa do Mundo com o maior número de oportunidades de negócios de acordo com o mapeamento encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas. Em razão disso, a Prefeitura de Belo Horizonte e o Sebrae assinaram ontem, durante o Encontro Sebrae de Negócios, que aconteceu na sede da PBH, no Centro, um termo de cooperação que visa gerar negócios, capacitação de gestores e empreendedores para a Copa do Mundo da Fifa 2014. A assinatura teve como objetivo o planejamento e a execução de ações de turismo, negócios, produção, informá­tica, mercado e promoção para a realização das Copas das Confederações, em 2013, e do Mundo, de 2014. Participaram do evento o prefeito Marcio Lacerda, o presidente do Comitê Executivo Municipal da Copa, Tiago Lacerda, o presidente do Sebrae de Minas Gerais, Lázaro Luiz Gonzaga, o secretário de Estado Extraordinário da Copa, Sérgio Barroso e o diretor superintendente do Sebrae, Afonso Maria Rocha.

“O objetivo dessa parceria é envolver empresariado, comerciantes e todos os setores de serviços de Belo Horizonte para que possam gerar um legado para a população e fazer a economia crescer”, enfatizou Tiago Lacerda. Durante o Encontro Sebrae de Negócios, foi apresentado o planejamento do Sebrae-MG de apoio às micro e pequenas empresas de Belo Horizonte e da Região Metropolitana para 2014. O estudo apontou 699 possibilidades a serem exploradas na capital mineira em nove setores da economia antes, durante e após os eventos esportivos da Copa de 2014. A construção civil é o setor que mais oferece oportunidades de negócios em Belo Horizonte, seguido por ações nas áreas de tecnologia da informação, madeira e móveis, têxtil e vestuário, turismo, comércio varejista e agro­negócios.

De acordo com o prefeito Marcio Lacerda, devido aos investimentos relacionados à Copa de 2014 ainda mais oportunidades irão surgir. “Tenho certeza de que a capacidade empreendedora e criativa da população vai se somar às iniciativas dos governos esta­dual e municipal, da Fifa e do Sebrae para fazer grandes negócios”, disse. A iniciativa integra o programa Sebrae 2014, que realizou o mapeamento nas 12 cidades que vão receber jogos do Mundial de 2014. Belo Horizonte foi a sexta a divulgar o estudo, que mostrou ainda as dificuldades que poderão ser enfrentadas pelos pequenos negócios, aprimoramento da gestão e adoção de ações de sus­tentabilidade para cada setor.

Ações de capacitação

Presidente do Sebrae de Minas Gerais, Lázaro Gonzaga ressaltou que até 2013 serão investidos R$ 3 milhões em ações de capacitação, desenvolvimento de pequenos negócios e orientação às oportunidades de negócios gerados. “Serão mais de 500 negócios beneficiados em ações de serviços de qualidade prestados em vários setores da economia”, disse.

Na Pampulha e na Savassi serão criados minirroteiros turísticos e gastronômicos. Donos de estabelecimentos do Mercado Central, localizado na região Centro-Sul, e da Feira de Produtores, na região Leste, receberão capacitação em boas práticas de gestão e comercialização para integrar os roteiros gastronômicos. Além disso, estão previstas melhorias na prestação de serviços de bares, restaurantes e hospedagem.

Palestra de comunicação da Fifa

Durante o Encontro Sebrae de Negócios, a gerente de Comunicação da Fifa, Renata Pereira, ministrou uma palestra sobre a comunicação em grandes eventos e a cobertura da Copa do Mundo da Fifa. Segundo ela, mais de mil representantes da imprensa como repórteres, fotógrafos e produtores participaram da cobertura do sorteio preliminar da Copa de 2014, realizado no último sábado, dia 30, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Renata também participou do painel Oportunidades de Comunicação/Imprensa, voltado para jornalistas e profissionais de comunicação.

Segundo Renata, a estrutura bem planejada do centro de imprensa contou com internet grátis, tradução simultânea em cinco idiomas, resultados disponíveis imediatamente após o sorteio, além de serviço de ônibus grátis entre a Marina da Glória e os hotéis onde os jornalistas ficaram hospedados, o que facilitava o acesso dos profissionais. A gerente de Comunicação da Fifa afirmou que o povo brasileiro é admirado pelos estrangeiros. “O brasileiro possui um diferencial, pois é hospitaleiro, carismático e humilde”, disse Renata ao reiterar que o país está bastante preparado para receber os estrangeiros.

Nenhum comentário: