sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Rodoviária exibe exposição de presépios até dia 6

Rodoviária exibe exposição de presépios até dia 6
Publicado em 02/01/2014 18:08:15

O público tem somente até a próxima segunda-feira, dia 6, das 9h às 18h, para ver a exposição de presépios do projeto “Mostra BH – Presépios e Folias”, em cartaz na Rodoviária de Belo Horizonte (Praça Rio Branco, 100, Centro). Estão expostos 15 presépios confeccionados pelas comunidades do entorno dos centros culturais da Fundação Municipal de Cultura (FMC). A visitação é gratuita.

O Projeto “Mostra BH – Presépios e Folias” tem o propósito de evidenciar manifestações culturais populares sobre a celebração do Natal. A ideia é promover a valorização, a preservação e a difusão desse patrimônio cultural.

Os presépios foram confeccionados com a orientação de educadores de arte e patrimônio dos centros culturais geridos pela FMC. A intenção foi que cada comunidade expressasse de maneira livre e artística suas identidades culturais com o tema. A construção dos presépios seguiu conceitos como o reaproveitamento, a ressignificação e a reutilização de materiais de forma criativa. O projeto busca fortalecer vínculos artísticos, culturais e também comunitários a partir de uma ação que integra pessoas de diferentes gerações e repertórios culturais.

A exposição será desmontada no dia 6 de janeiro de 2014 em uma cerimônia com a participação de folias de reis, em parceria com o Sesc/MG.

Folia de Reis e Presépios: panorama histórico

Transmitidas de geração para geração, os presépios e as folias de reis são expressões culturais que exaltam e rememoram a narrativa histórica e sagrada do nascimento de Jesus Cristo. No Brasil, foram inseridas no período colonial e se desenvolveram agregando elementos e práticas culturais indígenas e afro-brasileiras, dando-lhes novas cores, ritmos, danças e rituais para lidar com o sagrado.

Em Belo Horizonte, essa expressão cultural ainda está presente nas vivências das comemorações natalinas e possuem um importante papel no fortalecimento dos vínculos sociais e na preservação da memória e da identidade dos cidadãos, à medida que reforçam as crenças populares, favorecem o encontro de pessoas e a troca de experiências.

Presépios de 2012

Os presépios confeccionados em 2012, na primeira edição da “Mostra BH - Presépios e Folias”, também podem ser vistos. Uma exposição foi montada no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté/MG. A mostra fica em cartaz até o dia 2 de fevereiro de 2014.

Nenhum comentário: