segunda-feira, 22 de março de 2010

Metas. Até 2015, a ONU quer reduzir pela metade a proporção da população sem acesso a água potável

O TEMPO (MG) • BRASIL•BRASIL• 22/03/2010


Metas. Até 2015, a ONU quer reduzir pela metade a proporção da população sem acesso a água potável
 
Tema em discussão deste ano é "Água Limpa para um Mundo Saudável"
Nova York, EUA. Em tempos de pós-crise financeira e retomada do consumo, o mundo comemora hoje o Dia Mundial da Água com a missão de aumentar a consciência pública da importância da conservação dos recursos de água potável. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1993, este ano o tema para a população e os governos pensarem é "Água Limpa para um Mundo Saudável".
Mas um dos pontos nevrálgicos em relação ao tema vai em direção aos países pobres que, de acordo com o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, são os mais prejudicados com a escassez e a falta de qualidade dos recursos hídricos. "Os pobres continuam a ser os primeiros a sofrer com a poluição, a escassez de água e a falta de saneamento adequado", afirmou.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em seu pronunciamento oficial sobre o Dia Mundial da Água, justificou o motivo da campanha. "A água é o elo que une todos os seres vivos do planeta e está ligada diretamente aos objetivos das Nações Unidas: melhorar a saúde materna e das crianças, a esperança de vida, a emancipação das mulheres, o desenvolvimento sustentável, bem como a adaptação e a atenuação das mudanças climáticas", afirmou.
Ban Ki-moon também fez um alerta de que os recursos hídricos estão cada vez mais vulneráveis e ameaçados diariamente no mundo todo. "Milhões de toneladas de esgotos sem tratamento e resíduos industriais são agrícolas despejados em sistemas de água", denunciou.
Até 2015, a ONU incluiu o tema "recursos hídricos" nos seus objetivos de desenvolvimento do milênio na intenção de assegurar a sustentabilidade ambiental por meio da integração dos princípios de desenvolvimento de políticas e programas de cada país invertendo a tendência de perda de recursos ambientais e de biodiversidade.
Outro desafio da ONU é de reduzir para a metade, até 2015, a proporção da população sem acesso a água potável e saneamento básico e reduzir para dois terços a mortalidade infantil e a incidência de doenças como a malária.

Nenhum comentário: