quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sábado é dia de vacinação contra sarampo e paralisia infantil

Sábado é dia de vacinação contra sarampo e paralisia infantil



Nessa 1ª Etapa da Campanha de Multivacinação 2011, as crianças serão imunizadas contra paralisia infantil e sarampo. A vacina Sabin, que protege contra paralisia, é destinada a todas as crianças menores de cinco anos. E a vacina Triviral, contra sarampo, será para todas crianças de 1 a 6 anos.

A vacinação tem início às 8 horas nos 147 centros de Saúde de Belo Horizonte e em mais 203 postos volantes, como igrejas, praças e escolas. Nesta campanha de multivacinação, 3.606 profissionais atenderão à população.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 329.915 crianças. Os pais não podem esquecer o cartão de vacina dos filhos. Para atingir a meta de cobertura vacinal, foram distribuídas 203 mil doses da Sabin e 215 mil doses da Triviral, em 350 postos de vacinação espalhados pelas nove regionais de Belo Horizonte.

Campanha de Vacinação 2010

Em 2010, a cobertura vacinal da primeira etapa contra paralisia infantil atingiu 79%, com 127.275 crianças vacinadas. A cobertura da segunda etapa foi de 82%, com 132.352 crianças imunizadas. O Brasil recebeu o certificado de Erradicação da poliomielite em 1994. O último caso no país foi registrado na cidade de Sousa (PB), em 1989. Os últimos casos registrados em Belo Horizonte e Minas Gerais foram em 1987.

Vacinação contra sarampo

A imunização contra sarampo se destina às crianças de 1 a 6 anos, do dia 18 de junho a 22 de julho, nos 147 centros de saúde da capital. O Ministério da Saúde determinou a vacinação para evitar que a epidemia da doença na Europa chegue ao Brasil. Em 2001, o Brasil foi considerado um país livre da transmissão do sarampo.

Em Belo Horizonte, a última ocorrência de sarampo na capital foi registrada em 1999, quando ocorreram três casos. A última campanha de vacinação contra sarampo foi realizada em 2004. Nesse ano, 90,6% das crianças de 1 a 4 anos foram vacinadas.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, altamente contagiosa, cujo vírus é transmitido pela saliva, tosse e espirro, principalmente em ambientes fechados, como escolhas e ambientes de trabalho. É uma doença grave, que pode levar a várias complicações como pneumonia, broncopneumonia, encefalite, dentre outros.
Lembrete

O Ministério da Saúde determinou que os adultos que forem viajar para fora do país procurem um centro de saúde, com o cartão de vacinação, para que seja feita uma avaliação da necessidade de tomar a vacina do sarampo.

FONTE: PBH





MARCÃO CAVALCANTE.

Nenhum comentário: