quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ESTUDO CLASSIFICA BELO HORIZONTE COMO UMA DAS CIDADES-SEDE DA COPA MAIS TRANSPARENTES DO PAÍS

ESTUDO CLASSIFICA BELO HORIZONTE COMO UMA DAS CIDADES-SEDE DA COPA MAIS TRANSPARENTES DO PAÍS



Cidade alcançou alto desempenho do Instituto Ethos, que avaliou os portais de acesso à informação das 12 sedes do Mundial e classificou a capital como acima da média



Belo Horizonte foi avaliada em um estudo divulgado na terça-feira, dia 3, pelo Instituto Ethos, como uma das três cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 com nível de transparência acima da média, ao lado de Brasília e Porto Alegre. A entidade avalia diversos aspectos dos portais de acesso à informação, criados pelas diversas instâncias governamentais, que fornecem dados dos investimentos públicos para a realização do Mundial. A análise é feita pela atribuição de notas em duas dimensões, disponibilidade de informação e participação popular, e a partir disso são elaborados indicadores de transparência.

Do último estudo divulgado pelo instituto, em 2012, a capital mineira subiu mais de 20 pontos na avaliação, passando de 49,86 para 70,33. A pontuação de Belo Horizonte é resultado do intenso trabalho da Prefeitura feito para ampliar a divulgação dos dados públicos. Em março de 2012, mesmo antes de vigorar as disposições da Lei de Acesso à Informação, a PBH lançou o portal Transparência Copa 2014. “A Copa é um dos assuntos de grande interesse da população, por isso decidimos criar um canal específico sobre a preparação da cidade para o Mundial. Alcançamos o nível de alta transparência graças ao processo contínuo de aprimoramento da informação”, afirmou Cristiana Fortini, controladora geral do município.

A secretária especial de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, Maria Fernanda Morais, ressalta o empenho da administração municipal no acesso à informação. “A grande evolução da nota merece destaque, pois procuramos sempre tornar o nosso portal mais transparente, com conteú­do de qualidade e mais acessível para a população”, disse. A Controladoria Geral do Município e a Secretaria Especial de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas atuam de forma integrada para manter o compromisso da cidade de divulgar periodicamente os dados sobre os projetos da Copa do Mundo.

Além disso, o trabalho feito pela Ouvidoria do Município (Ouvim) também contribui para a ampliação do acesso à informação. Por meio de ações que levam atendimento móvel a regiões de maior movimento da cidade, o órgão recebe e registra manifestações de diversos tipos. A primeira operação especial aconteceu na Praça Sete, na região Centro-Sul, no início de novembro. Todas as demais re­giões da cidade também receberão o atendimento local. As demandas da Ouvim são encaminhadas aos órgãos municipais responsáveis pelo tratamento daquele caso. “Com os dados em mãos, a Ouvidoria leva ao governo, às administrações regionais, secretarias e empresas da Prefeitura e, com eles, podem ser direcionados investimentos e projetos para atender a população naquelas questões mais recorrentes”, garante Saulo Amaral, ouvidor geral do município.



Melhorias no portal

Entre algumas ações realizadas para melhoria do portal Transparência Copa 2014 estão a mudança de layout para facilitar a navegação e a disponibilização de dados cada vez mais detalhados. As alterações foram feitas com base nos portais da Controladoria Geral da União (CGU) e do Senado, que são referências no Brasil. As informações sobre os projetos de Belo Horizonte para a Copa do Mundo podem ser conferidas no link do portal Transparência Copa 2014, pelo endereço www.pbh.gov.br/transparenciacopa2014.



Metodologia e resultado

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Tem como missão mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. Os dados utilizados na pesquisa foram colhidos entre 2009 e novembro deste ano. Para a elaboração do estudo, o Instituto Ethos avalia tanto o conteúdo disponibilizado ao cidadão como a qualidade dos canais de comunicação usados para difundir essas informações, como portais de internet, telefones e salas de transparência, além da realização de audiências públicas promovidas pelo governo e o funcionamento das ouvidorias.

Como destaque, o Instituto Ethos elencou Belo Horizonte e Porto Alegre como as únicas cidades que divulgam em seus portais a relação das renúncias fiscais feitas até agora para a Copa 2014. De acordo com a entidade, essa informação é essencial para fechar o valor final do Mundial.

Nenhum comentário: