terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Região Oeste ganha nova Umei

Região Oeste ganha nova Umei
Publicado em 16/12/2013 18:18:00



A Prefeitura de Belo Horizonte inaugurou no sábado, dia 14, mais uma Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei). Localizada na rua Manoel Alves, nº 100, no bairro Palmeiras, região Oeste, a nova unidade é vinculada à Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal. A Umei Palmeiras é a terceira construída por meio de Parceria Público-Privada (PPP), com investimento de R$3,7 milhões. Com a inauguração, a cidade chega a 74 escolas especializadas no atendimento a essa faixa etária da população.
Durante a inauguração o prefeito Marcio Lacerda ressaltou a importância das Umeis para a cidade. “A chave para uma sociedade melhor no futuro é o ensino de qualidade. Tenho certeza de que aqui se formarão bons cidadãos”, disse. Além disso, Marcio elogiou o empenho de todos os funcionários da rede municipal para melhorar a qualidade do ensino na cidade. “Costumo dizer que a infraestrutura, a alimentação, o material didático, as discussões são importantes para o ensino, mas sem uma liderança entusiasmada a escola não funciona, por isso gostaria de agradecer às professoras e a todos os funcionários da Escola Municipal Efigênia Vidigal por tornar esse sonho possível”, completou.
Para o gerente de vendas Josias Alves, morador da região e pai de dois filhos, a Umei é de extrema importância para o acompanhamento do processo educacional das crianças. “A unidade é muito importante por estar localizada próximo de nossas residências, é uma oportunidade de estarmos presentes sempre que necessário, acompanhando o crescimento e a evolução dos nossos filhos”, explicou. Já a dona de casa Joelma Aparecida, mãe de duas crianças, elogiou a infraestrutura da Umei. “Essa inauguração vem para nos ajudar. A comunidade estava precisando de uma escola que ajudasse no cuidado com as crianças. A Umei Palmeiras ficou ótima, por ter uma infraestrutura excelente e ser gratuita, além disso, é um espaço confortável e seguro, onde podemos confiar na hora de deixar nossos filhos”, afirmou.
Infraestrutura
A Umei tem capacidade para atender 430 crianças de zero a seis anos, com quatro turmas integrais para atendimento de crianças de 0 a 2 anos e 18 turmas parciais, sendo nove por turno, para atendimento a crianças de 3 a 5 anos. É equipada com secretaria, sala de professores, refeitório, fraldário, sanitários acessíveis, despensa, solário e parquinho. Diversas atividades, além de brinquedos pedagógicos, promovem educação e diversão para a garotada. Plataformas de elevação e rampas em locais estratégicos garantem acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção. As unidades têm concepção arquitetônica em consonância com os parâmetros nacionais de infraestrutura de instituições de educação infantil.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, a Umei é um motivo de orgulho para a Prefeitura e toda a comunidade. “O aspecto pedagógico utilizado nas nossas Unidades Municipais de Ensino Infantil buscam transformar as crianças de Belo Horizonte em cidadãos sérios, honestos, com respeito e dignidade. É esse o projeto pedagógico que distingue o trabalho da Prefeitura, sendo reconhecido onde é apresentado”, disse.
Parceria eficaz e indicação a prêmio
A Umei Palmeiras foi construída por meio de PPP com a Inova BH, empresa da Odebrecht Properties. Assinado em julho de 2012, o contrato de parceria com a Inova BH prevê a construção de escolas e a operação de serviços não pedagógicos por 20 anos. Até o final de 2014, serão entregues 37 unidades à Rede Municipal de Ensino, sendo 32 Umeis e cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), beneficiando mais de 20 mil alunos de todas as regiões de Belo Horizonte.

Nenhum comentário: