quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

PROJETO NATAL NO MUSEU TERÁ ESPETÁCULO DE MÚSICA BARROCA NO MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO

PROJETO NATAL NO MUSEU TERÁ ESPETÁCULO DE MÚSICA BARROCA NO MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO



A Fundação Municipal de Cultura promove hoje, no Museu Histórico Abílio Barreto (avenida Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim), a quinta edição do projeto Natal no Museu. Neste ano, o público poderá apreciar um raro espetáculo de música barroca, ver novidades na mostra permanente da “Coleção Transporte do MHAB”, além de visitar exposições que têm como base diferentes temas da história de Belo Horizonte. A entrada é gratuita.

A apresentação de música barroca acontece às 19h30 com a Orquestra 415 de Música Antiga. Criada em 2012, a orquestra tem o objetivo de oferecer ao público um espetáculo singular, a audição das obras dos compositores dos séculos 17 e 18 com instrumentos de época (réplicas de originais tocados no período).

A música dos séculos 17 e 18 lançou os alicerces de toda a música ocidental dos períodos posteriores. Foi nessa época que as práticas harmônicas e as formas musicais mais conhecidas e importantes como a sonata, a canção, a sinfonia, o rondó (hoje empregada no choro), entre outras, se estabeleceram e se popularizaram. O período barroco gerou compositores importantes da história da música como Vivaldi, Bach e Haendel, entre outros. A Orquestra 415 de Música Antiga foi selecionada pelo projeto CenaMúsica, da Fundação Municipal de Cultura.



Exposições

Um pouco antes da apresentação da Orquestra, o MHAB promove a entrega da readequação da mostra “Coleção Transporte – Itinerários Derradeiros”. Instalada nos jardins do museu, a mostra apresenta veículos e maquinaria que estabelecem relação direta entre o desenvolvimento do sistema de transporte e o processo de evolução urbana da capital mineira até meados do século 20. Entre as peças estão carro de boi, locomotiva a vapor, bonde elétrico, coche e elevador.

Além da Coleção Transporte, o museu apresenta em sua área externa duas esculturas: a Caridade, da antiga Capela da Santa Casa de Misericórdia, e a Banhista, que já pertenceu às praças Afonso Arinos e Rui Barbosa (Praça da Estação). Há também um mapa da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com seus respectivos bairros.

Nenhum comentário: