sexta-feira, 25 de julho de 2014

Virada Cultural de BH, dia 30 e 31 de Agosto de 2014!!! Recomendo!!! Autoria: Vereador Daniel Nepomuceno!!!

SOBRE A

VIRADA CULTURAL

    Vinte e quatro horas, ininterruptas, de programação artística e cultural nas diversas áreas: música, teatro, dança, circo, audiovisual, literatura, artes plásticas, moda, gastronomia. Esta é a proposta da Virada Cultural de Belo Horizonte, um circuito que irá reunir o melhor dos artistas de Belo Horizonte a partir das 19h do dia 30 até às 19h do dia 31 de agosto de 2014.

    Em sua segunda edição, a Virada traz à tona conceitos discutidos e apropriados pela cidade, como o uso do espaço público, sustentabilidade, mobilidade e novas vivências.               

    Ações descentralizadas irão ocorrer em várias regiões da cidade, nos 15 centros culturais e demais equipamentos da Fundação Municipal de Cultura.                 

    A programação contempla artistas selecionados, artistas convidados, projetos aprovados da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. As apresentações oficiais serão gratuitas e realizadas em vários palcos pela cidade, além da programação associada em teatros, museus, centros culturais e outros espaços.

Seguindo a proposta da Lei 10.446/2012, que cria a Virada Cultural, e associada a uma diretriz da política de atuação da Fundação Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, a Virada Cultural de Belo Horizonte valoriza os artistas locais e sua pluralidade de expressões e gêneros artísticos.

Saiba como é composta a programação da Virada Cultural de BH
A Virada Cultural de BH envolve mais de 400 apresentações que englobam diferentes expressões artísticas. As atividades acontecem em diversos espaços pela cidade, divididas entre palcos oficiais, palcos parceiros, equipamentos da Fundação Municipal de Cultura e equipamentos culturais associados. Cada um desses pontos tem sua programação e produção definidos de forma específica, sobre as quais você conhece um pouco mais abaixo.

Palcos Oficiais
Os artistas que se apresentam nos palcos oficiais são os que se inscreveram no site da Virada Cultural e foram escolhidos pela Comissão de Seleção. Após se inscreverem no site, esses artistas foram avaliados pela Comissão a partir dos critérios definidos no regulamento da Virada Cultural e pontuados. A pontuação de cada artista define o ranking de seleção, que então é utilizado para formar a programação buscando a diversidade de estilos e a abrangência de linguagens culturais e artísticas, assim como adequações técnicas.

Palcos Parceiros
A Virada Cultural de BH possui diversos parceiros na realização do evento. São instituições que abraçam o projeto e fazem também uma programação de 24 horas. As atividades desses palcos são de responsabilidade desses parceiros, desde a contratação dos artistas à montagem de palco, som e luz para as apresentações. Diferentemente do palco oficial da Virada Cultural, no qual a programação é definida via seleção pública, a composição da programação dos palcos parceiros é definida de acordo com os critérios e a política de atuação do respectivo parceiro responsável pelo palco.

Equipamentos da Fundação Municipal de Cultura
Os Centros Culturais, Museus Municipais e demais equipamentos culturais municipais organizam uma programação cultural especial para a Virada Cultural, descentralizando as ações realizadas. Essa programação é composta de acordo com os mecanismos disponíveis para tal, como o Edital Cena Música, Contrapartidas da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, parcerias com grupos e artistas de cada Regional, entre outras.

Projetos e Equipamentos Culturais Associados
Alguns equipamentos culturais e eventos também participam da programação paralela da Virada Cultural. Eles oferecem uma programação cultural diversificada e, em sua maioria, gratuita. A composição da programação é feita pelo próprio espaço, conforme seu planejamento. Assim como nos Palcos Associados, a Virada Cultural não tem nenhuma responsabilidade pela contratação, montagem de equipamentos e produção desses palcos.

Projetos e Artistas Parceiros
As apresentações de artistas de renome que se apresentam durante as 24 horas nos palcos oficiais da Virada Cultural são resultado de parcerias com empresas que já patrocinam esses artistas e outros projetos culturais. A mesma ação é realizada com prefeituras do interior de Minas Gerais na busca por parcerias que viabilizem a vinda de artistas do interior do Estado, fazendo da Capital o berço da fruição cultural e artística. Em ambos os casos, as apresentações são custeados pelos parceiros.

Nenhum comentário: