terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Lacerda deve anunciar novo secretariado nesta quinta-feira Negociação com lideranças políticas foi longa. Prefeito Marcio Lacerda defendeu perfil técnico para cargos gerenciais estratégicos

Lacerda deve anunciar novo secretariado nesta quinta-feira Negociação com lideranças políticas foi longa. Prefeito Marcio Lacerda defendeu perfil técnico para cargos gerenciais estratégicos

Tábita Martins - Estado de Minas
Publicação: 25/02/2013 17:22 Atualização: 25/02/2013 18:07

Após impasses e muita negociação, os nomes dos titulares que comandarão as secretarias municipais e outros órgãos de governo no segundo mandato do prefeito Marcio Lacerda (PSB) foram definidos e devem ser anunciados nesta quinta-feira. A queda de braço entre o prefeito, que faz questão de indicar nomes com perfil técnico, e lideranças dos partidos que o apoiaram para garantir a reeleição começou logo após a posse de Lacerda, em janeiro. 

Na tarde desta segunda-feira, durante a reunião da Frente Nacional de Prefeitos, Lacerda disse que ainda têm dúvidas quanto a nomes para três regionais e uma fundação. No entanto, de acordo com o prefeito, o primeiro escalão já está definido e deve ser  anunciado na próxima quinta-feira. Lacerda reforçou também que para cargos de gerências importantes nas regionais e setores de fiscalização serão nomeados funcionários de carreira com perfil técnico.
 
Encontro com o PSDB
 
Na semana passada, o presidente estadual do PSDB, Marcus Pestana, e Lacerda chegaram a um consenso sobre a maior parte dos cargos de primeiro escalão. Ficou decidido que os tucanos manterão as posições que ocupam hoje na Secretaria Municipal de Saúde, de Desenvolvimento, na BHTrans, além das regionais Pampulha e Barreiro. Vai também ampliar a participação, na condição de aliado principal, substituindo a posição ocupada pelo PT no mandato passado.

No entanto, o eforço de Lacerda foi acomodar todos os aliados, sem perder de vista o problema da governabilidade na Câmara Municipal, onde um grupo de vereadores que se institula “independente” assumiu o comando da mesa diretora. A expectativa é de que a composição do secretariado reservará ao PSB as secretarias que ocupa hoje – de Assuntos Institucionais, de Serviços Urbanos, além da Regional Leste, ampliando a influência para uma pasta na área social e outras secretarias regionais. 

Nenhum comentário: