domingo, 29 de setembro de 2013

Na ausência de Ronaldinho, Atlético supera Santos de virada e encosta no G-4

Na ausência de Ronaldinho, Atlético supera Santos de virada e encosta no G-4
Atlético inicia sequência de três partidas no Independência com difícil vitória diante do Santos, por 3 a 1; resultado deixa equipe de Cuca na quinta posição, com 35 pontos

José Cândido Junior - Superesportes
Publicação:

29/09/2013 20:25

Atualização:

29/09/2013 21:24

Após boa jogada de Fernandinho, Luan (27) marcou gol de empate do Atlético no Independência ( Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Após boa jogada de Fernandinho, Luan (27) marcou gol de empate do Atlético no Independência

Desfalcado de Ronaldinho Gaúcho por tempo indeterminado, o Atlético apostou na velocidade para superar a ausência do camisa 10, com grave lesão na coxa, e conseguiu. No início da sequência de três jogos no Independência, o Galo contou com as boas atuações de Diego Tardelli e Fernandinho para vencer o difícil duelo contra o Santos, de virada, por 3 a 1. Os gols do confronto deste domingo, válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, foram marcados por Luan, Marcos Rocha, ambos no primeiro tempo, e Alecsandro, aos 42 da etapa final, Cicinho, após falha do capitão Réver, marcou para o Peixe. Além de R10, o time de Cuca não contou com a presença do goleiro Victor, suspenso.

Veja mais
Galeria de fotos do jogo entre Atlético e Santos Galeria de fotos do jogo entre Atlético e Santos
Com o resultado positivo, o Atlético salta do oitavo para o quinto lugar do Brasileirão, com 35 pontos, a seis de distância do Atlético-PR, último time do G-4. O Santos cai para a nona posição e fica com 33 pontos.

Após encarar o Santos, o Atlético tem mais dois jogos consecutivos no Independência. A equipe de Cuca volta ao Horto nesta quinta-feira, contra a Ponte Preta, em duelo adiado da oitava rodada . O Galo fecha a sequência em casa no próximo domingo, no confronto com o Corinthians, às 16h. Já o Peixe tem clássico estadual diante do São Paulo, na quarta, às 21h50, na Vila Belmiro.

Movimentação intensa e virada no primeiro tempo

O primeiro lance de perigo ocorreu aos cinco minutos. Josué aproveitou erro de passe da defesa do Santos, ficou com a bola e bateu forte, de longa distância. Aranha saltou no ângulo direito e espalmou para escanteio. Apesar do belo lance, a equipe mineira teve dificuldade inicial na criação de jogadas devido ao posicionamento defensivo do adversário. Substituto de Ronaldinho na armação, Diego Tardelli se movimentou bastante, mas as principais jogadas atleticanas saiam dos pés de Fernandinho, constantemente acionado pelo lado esquerdo.

Autor de golaço, lateral Marcos Rocha comemora com os companheiros (Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Autor de golaço, lateral Marcos Rocha comemora com os companheiros
Aos 13 minutos, o Santos aproveitou falha do capitão do Galo para abrir o placar. Pressionado, Réver tentou aplicar um chapéu em Mena na entrada da área, mas perdeu a bola. O lateral avançou e tocou para Cicinho, na pequena área, que completou as redes: 1 a 0. O camisa 11 santista estava em posição de impedimento no lance.

O Atlético não se abateu e demorou apenas três minutos para reagir. Fernandinho chegou à linha de fundo, passou pela marcação de Bruno Peres e cruzou rasteiro para a área. Rápido na jogada, Luan se antecipou a Edu Dracena e empatou o jogo no Independência: 1 a 1.

A partida continuou bastante equilibrada no Horto. Cícero e Josué arriscaram de fora da área, para as seguras defesas de Giovanni e Aranha, respectivamente. E a insistência do Atlético nos chutes de longa distância foi premiada aos 36 minutos. Em rápido contra-ataque, Diego Tardelli tabelou com Fernandinho, disparou pela esquerda e inverteu a jogada para Marcos Rocha, livre na entrada da área. O camisa 2 dominou no peito, deixou a bola quicar e bateu com categoria, cruzado, no ângulo direito de Aranha. Golaço no Independência e virada atleticana: 2 a 1.

A movimentação eletrizante na linha de três meias, formada por Luan, Tardelli e Fernandinho, foi o principal destaque do Atlético no primeiro tempo. Incansáveis, os velozes jogadores deram muito trabalho à zaga santista e mantiveram o ritmo intenso durante toda a etapa. Consistentes no desarme, Josué e Pierre atuaram bem e conseguiram frear o ímpeto do Santos nos minutos finais. No time paulista, Thiago Ribeiro e Renato Abreu estiveram apagados em campo. Cícero e Cicinho foram os mais regulares da equipe de Claudinei Oliveira.

Alecsandro alivia pressão e determina vitória

O Atlético manteve a estratégia ofensiva na segunda etapa e pressionou o Santos. No entanto, a equipe de Cuca não conseguiu levar perigo nos minutos iniciais. Apesar do domínio, o Galo levou um susto aos 11 minutos, na cabeçada de Cícero que explodiu na trave. A resposta atleticana veio quatro minutos depois, novamente em um chute de longe. Fernandinho arriscou da entrada da área, e a bola passou sobre o travessão de Aranha, com perigo.

Alecsandro (19) definiu vitória do Galo no Horto ( Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Alecsandro (19) definiu vitória do Galo no Horto
Em desvantagem no placar, Claudinei Oliveira promoveu duas alterações no Santos: os atacantes Willian José e Everton Costa nos lugares do meia Renato Abreu e do lateral-direito Bruno Peres. Mesmo com a postura mais ofensiva, o Peixe não conseguiu criar boas jogadas. Já o Atlético, sem pressa, passou a cadenciar o jogo e manteve o domínio. O Galo teve duas boas oportunidades em cobranças de falta, com Tardelli e Luan, que passaram com perigo.

Cuca realizou a primeira substituição aos 25 minutos: Alecsandro na vaga de Jô. Cinco minutos depois, o técnico atleticano colocou Neto Berola no lugar de Fernandinho, cansado. Claudinei também mexeu no time: Giva substituiu Thiago Ribeiro. Por fim, Dátolo entrou para a saída de Luan.
Após a última alteração o Santos partiu para cima e quase empatou aos 36 minutos. Willian José recebeu cruzamento e, livre de marcação, cabeceou na trave. Porém, o Galo aliviou a sufoco apenas aos 42 minutos. Alecsandro aproveitou passe na pequena área e completou de perna direita para definir o placar no Independência: 3 a 1.

ATLÉTICO 3 X 1 SANTOS

Atlético: Giovanni; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver, Júnior César; Pierre, Josué, Tardelli, Luan (Dátolo) e Fernandinho; Jô (Alecsandro).
Técnico: Cuca

Santos: Aranha; Bruno Peres, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Cicinho, Alison, Arouca, Cícero e Renato Abreu (Willian José); Thiago Ribeiro (Giva).
Técnico: Claudinei Oliveira

Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência
Gols: Cicinho, aos 14 minutos do primeiro tempo, Luan, aos 17 e Marcos Rocha, aos 35 minutos do primeiro tempo; Alecsandro, aos 42 minutos do segundo tempo

Marcao Cavalcante

Nenhum comentário: