domingo, 22 de setembro de 2013

Programas do governo facilitam a integração intermunicipal em todas as regiões de MG

Diminuir Aumentar Imprimir Corrigir Enviar
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 30/4/11
Estrada entre Januária e Itacarambi integra o Circuito Turístico Velho Chico, atraindo visitantes e expandindo o potencial de toda a região (Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 30/4/11)
Estrada entre Januária e Itacarambi integra o Circuito Turístico Velho Chico, atraindo visitantes e expandindo o potencial de toda a região
Minas está dando um importante passo rumo à integração entre municípios. Com o intuito de possibilitar que regiões antes isoladas tenham conexões com as principais cidades do estado, recursos são alocados para a melhoria de condições das rodovias estaduais. Até 2003, um quarto dos municípios não tinham ligação pavimentada com a rede rodoviária principal do estado. Uma década depois de iniciados os investimentos rodoviários, somente em 13 cidades os moradores têm como única opção vias de terra para se deslocar, o que mostra drástica redução do déficit logístico.

Como forma de induzir o desenvolvimento e atrair cada vez mais empresas para o estado, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) tem destinado cifras consideráveis para a pavimentação e manutenção em trechos rodoviários. O propósito é aumentar a competitividade logística do estado por meio da superação dos principais gargalos da infraestrutura. Juntos, os programas ProAcesso e ProMG tiveram aporte de R$ 1,3 bilhão nos últimos dois anos. Na lista de investimento para os próximos anos, entra também o Caminhos de Minas. Com isso, o total previsto para o Minas Logística (conceito que une as três ações) é de R$ 4,5 bilhões entre 2013 e 2014.

O Programa de Melhoria da Acessibilidade de Municípios de Pequeno Porte (ProAcesso) tem como foco melhorar as condições rodoviárias, principalmente em municípios em que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo. A pavimentação de estradas permite que grandes empresas possam incluir tais cidades na lista de candidatas a receber investimentos, além de facilitar o dia a dia da população em deslocamentos antes precários. O programa tem como meta concluir 225 trechos (ou 5,7 mil quilômetros). Segundo o último balanço, 212 deles haviam sido concluídos, ou seja, o programa entra na reta final.

Exemplo da importância do programa é o asfaltamento de 94 quilômetros entre Itacambira e Botumirim, no Norte de Minas. Os moradores gastavam até cinco horas para percorrer o trecho, tempo reduzido para menos da metade desde a conclusão das obras, em 2011. As obras nos cerca de 30 quilômetros entre Dom Joaquim e Conceição do Mato Dentro, ainda em andamento, terão como função, entre outras, facilitar o transporte do projeto Minas-Rio, da Anglo American, onde a empresa deve explorar bilhões de toneladas de minério de ferro nas próximas décadas.

De forma a complementar o investimento no asfaltamento, o Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG) visa deixar as estradas estaduais em um nível adequado de conservação. Desafio enorme em se considerando que Minas Gerais é tida como a artéria rodoviária do país, por onde passam milhares de veículos de carga e de transporte de passageiros de outros estados. De 2006 (ano da implantação do programa) até o ano passado, 7,4 mil quilômetros têm contrato de manutenção permanente, o que representa 37% do total da malha pavimentada do estado.

Paradoxalmente, as melhorias na infraestrutura poderiam resultar em um sério problema social e econômico: o aumento no número de acidentes, já que as obras e melhorias interferem diretamente na velocidade máxima da via, aumentando a gravidade dos ferimentos em possíveis colisões. Na tentativa de conter esse aumento das colisões, mais de R$ 500 milhões foram alocados, de 2008 a 2012, na implantação de sistemas de fiscalização nas estradas. Na lista dos equipamentos, 320 radares para controle de velocidade e 117 praças de pedágio para coibir caminhões acima do peso limite, além de ter sido feito reforço na sinalização e adotados serviços de apoio aos usuários.

Nenhum comentário: