segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A Prefeitura investe, o ano todo, em prevenção contra alagamentos

A Prefeitura investe, o ano todo, em prevenção contra alagamentos
Publicado em 13/09/2013 18:16:44


O céu pode estar limpo e nenhum sinal de chuva. Mesmo assim, a Prefeitura de Belo Horizonte, por intermédio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e das nove Secretarias de Administração Regionais Municipais, não se descuida das intervenções rotineiras de varrição, coleta domiciliar de lixo, capina, limpezas de córregos e de bocas de lobo, além do recolhimento de resíduos provenientes de deposições clandestinas. Para o superintendente de Limpeza Urbana, Sidnei Bispo, os reflexos dessa atuação estratégica se traduzem em segurança para a população, com a qual a SLU sempre busca manter uma relação de parceria. “Procuramos fazer o melhor pelo cidadão, no qual está focado todo o nosso trabalho e compromisso. No caminho inverso, contamos com a participação e conscientização da sociedade para executar nossas tarefas. Afinal, a cidade muda a todo instante, e com a parceria da população temos condições de identificar as novas necessidades o quanto antes”, ressalta Bispo.

O chefe do Departamento de Serviços de Limpeza, Wiliam Costa Pereira, explica que, a partir de monitoramentos estratégicos, a SLU mapeou 5.675 bocas de lobo em pontos de atenção, que recebem cuidados especiais, tendo em vista o histórico de alagamento. Esse número representa aproximadamente 9% do total de bueiros na cidade, hoje em torno de 60 mil. “Temos, pelos próximos seis meses, um trabalho intenso nas áreas de risco, quando esperamos retirar das bocas de lobo cerca de 600 toneladas de resíduos a mais que no ano passado”, salienta.
Os dados são significativos. Só em descartes irregulares, a Seção de Estatística da SLU já contabiliza, neste ano, quase 61 mil (60.982,77) toneladas de resíduos retiradas em atividades de carregamento mecânico e manual. Mary Lina Costa da Silva, moradora do bairro Horto, na região Leste, elogia o trabalho realizado pela Prefeitura e observa que a população precisa fazer a sua parte: “Devemos nos policiar, evitando jogar qualquer tipo de lixo nas ruas, cuidando da limpeza da cidade da mesma forma como nos comportamos em nossa casa”.
Mobilização Social
As equipes do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU desenvolvem, em todas as regiões da capital, atividades integradas com a sociedade, especialmente aquelas ligadas à conscientização a respeito da geração de resíduos, seguindo os princípios da sustentabilidade. As ações, agrupadas em três frentes, contemplam a educação para limpeza urbana, mobilização para o programa de manejo diferenciado de resíduos sólidos e mobilização em projetos específicos. Em lugares considerados críticos, são implantados os chamados Pontos Limpos, com instalação de placas alertando sob as penalidades previstas em lei para o infrator que insistir em degradar os locais que foram revitalizados.
Também são oferecidas diversas atividades ao público, desenvolvidas em grande parte na Unidade de Educação Ambiental (UEA), um espaço interativo destinado à realização de dinâmicas com enfoque na educação para limpeza urbana. O objetivo é transformar professores em multiplicadores, e estudantes em soldados da limpeza.
A UEA fica na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da BR-040. O local funciona com a chancela do Projeto Sala Verde, do Ministério do Meio Ambiente, que trabalha a temática ambiental. Em 2012, a UEA realizou atividades educativas com quase 4 mil pessoas, a maioria estudantes de escolas de Belo Horizonte, além de instituições públicas e privadas.
Na UEA, são desenvolvidas oficinas de reutilização de materiais recicláveis, circuito orientado à Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da BR-040 e ministradas oficinas para professores, capacitação de agentes ambientais (zoonoses, carroceiros, entre outros).
Um dos destaques é o trabalho realizado em vilas e aglomerados. Os mobilizadores percorrem a cidade, conversam com moradores, utilizando material educativo variado, orientam sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação da dengue e outras doenças, em ações intersetoriais.
Vale lembrar que a SLU promove eventos de grande porte, com o objetivo de chamar a atenção para a participação de todos na manutenção da limpeza urbana. Em 2012, por exemplo, foram realizados o desfile de modas Gari Fashion, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, e exposições em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings. A Superintendência esteve presente no ICLEI, no Minas Trend Preview, no Limpa Brasil, Andando de Bem com a Vida e em datas comemorativas como o Dia Mundial da Água. A instalação do Lixômetro, em três pontos da cidade – Praça Sete, Pampulha e Santa Tereza – também produziu resultados positivos, mostrando à população o volume de resíduos descartados irregularmente na cidade.
Na avaliação da chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Clarissa Germana Pereira de Queiroz, para que os serviços executados pela Prefeitura alcancem os objetivos, a consciência e a participação popular são fundamentais. “Quando as pessoas se sentem parte desse processo, elas contribuem para a manutenção da limpeza e do asseio da cidade. A Belo Horizonte que queremos, limpa e bonita, é resultado das iniciativas dos órgãos públicos com o apoio do cidadão”, concluiu Clarissa.
 

Nenhum comentário: