segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Padre Eustáquio recebe mostra com fotografias de Sebastião Salgado

Padre Eustáquio recebe mostra com fotografias de Sebastião Salgado
Publicado em 11/09/2013 17:56:22

O Centro Cultural Padre Eustáquio (rua Jacutinga, 821, bairro Padre Eustáquio) recebe hoje a mostra itinerante “Sebastião Salgado: Fotografia Comprometida”. A exposição apresenta dez imagens que confirmam o teor social e artístico característico do fotógrafo brasileiro. A mostra tem entrada gratuita e pode ser vista até o dia 29 deste mês, de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h.

A exposição traz dez fotos das séries “Trabalhadores” (1993), “Terra” (1997) e “Êxodos” (2000), que possuem em comum o olhar poético sobre duras realidades que são cercadas de miséria e desigualdade social. Essa capacidade do fotógrafo mineiro de abordar artisticamente mazelas que afligem a sociedade, o tornou um dos principais expoentes do fotojornalismo internacional. Entre as imagens mais marcantes da exposição está a da menina sem-terra Joceli Borges, cujo olhar triste foi eternizado pelas lentes de Sebastião e estampou o seu livro “Terra”, lançado em 1997.

Sebastião Salgado lançou no dia 9 de abril, no Museu de História Natural de Londres, a exposição “Genesis”, que retrata áreas extremamente isoladas, demonstrando as partes mais puras do planeta e modos de vida tradicionais, destacando a relação harmônica do homem com a natureza.
Estão previstos ainda para este ano dois lançamentos importantes sobre o trabalho do fotografo: um catálogo dividido em dois volumes, com os registros fotográficos do projeto “Gênesis”, e ainda o documentário sobre a vida do fotógrafo, “A Sombra e a Luz”, produzido pelo alemão Wim Wenders com a colaboração de Juliano Salgado, filho do fotógrafo.

Nenhum comentário: