terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Governo prova cuidado com a Educação - da creche à universidade

Governo prova cuidado com a Educação - da creche à universidade

Governo prova cuidado com a Educação - da creche à universidade
Atenção à saúde de 11 milhões de crianças em 50 mil escolas...

Passa batido, nem todos os veículos da mídia registram o fato hoje, mas é de extrema importância o anúncio feito pela presidenta Dilma Rousseff em seu programa de rádio "Café com a presidenta", de que o governo vai investir R$ 7,6 bi para abrir 6 mil escolas de educação infantil até 2014.

"Criança é prioridade no meu governo. Vamos investir. Na creche, além de ter uma boa alimentação e oportunidade para conhecer outras, a criança recebe estímulos por meio de jogos, histórias, brinquedos, atividades pedagógicas e do carinho e da atenção. A creche é também muito importante para as mães, para que possam sair para trabalhar tranquilas, sabendo que seus filhos estão recebendo atenção e cuidados", justificou a chefe do governo, lembrando viver pessoalmente essa questão já que é mãe e avó.

Image
Presidenta Dilma Rousseff

Já tinha visto que a presidenta, nas últimas reuniões que fez com sua equipe de governo, determinou que os ministérios da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social deflagrem ações conjuntas, priorizando as crianças de zero a cinco anos.


"A essência do investimento na educação e na saúde infantil - explicou - é assegurar igualdade de oportunidades no presente e, assim, construir um futuro melhor para o Brasil. Sou mãe e avó e conheço a preocupação de todas as avós e mães, que é garantir oportunidades para os seus filhos e netos."

Dilma determina: ações de governo devem priorizar crianças


No "Café com a Presidenta", ela anunciou, também, que até a 2ª semana de março, numa parceria com as prefeituras, médicos, enfermeiros e dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão levados a 50 mil escolas públicas, em mais de 2 mil municípios.

"Vão avaliar as condições de saúde de 11 milhões de estudantes, porque, muitas vezes, um problema
de saúde, se não for identificado, pode atrapalhar o rendimento escolar. Queremos, nesse trabalho, envolver, também, os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil - a obesidade. Reduzindo-a, vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes", assinalou a chefe do governo.

Nas duas medidas anunciadas pela presidenta - a construção de 6 mil creches e a avaliação médico -odontológica de 11 milhões de crianças de 50 mil escolas -, como a própria presidenta diz, seu governo oferece oportunidades iguais nas áreas mais importantes da vida da criança, educação e saúde.

ENEM duas vezes por ano


São duas medidas que atendem às mães, famílias e comunidades, o que é razão de ser do programa de nossa presidenta quando aceitou sua indicação como candidata ao Planalto pelo PT. Sem contar uma terceira notícia dada ainda ontem pela presidenta: a de que em 2013 teremos dois Exames Nacionais do Ensino Médio (ENEMs).

Os três fatos mostram: 1º a preocupação deste governo com a educação - da creche à universidade; 2º, a parte do ENEM cala a boca da oposição e dos aproveitadores de ocasião, de articulistas que não tendo sobre o que escrever, e/ou por preguiça, deitaram falação sobre o tema nos últimos dias.

Foto Roberto Stuckert



Apoiado.

Marco Marcão Cavalcante.

Nenhum comentário: