terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Relator da reforma política quer novas regras valendo para 2014

Relator da reforma política quer novas regras valendo para 2014

elator da reforma política quer novas regras valendo para 2014
-->
Para Fontana, importante que a reforma seja adotada o quanto antes... Relator da Comissão da reforma política na Câmara, o deputado Henrique Fontana (PT-RS), acredita que consultas populares são sempre bem-vindas. Mas vê com reservas a proposta do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), de realização de um plebiscito sobre o assunto.

"Do jeito que foi anunciado – seriam, no mínimo, oito perguntas - pode simplesmente se tornar inexequível. E o pleito suscitaria um debate genérico, que pode ser instrumentalizado contra a reforma política, inviabilizando sua adoção já em 2014, atrasando-a para 2018”, comenta Fontana, preocupado com o formato do plebiscito sugerido por Miro.

Pela proposta do Miro a consulta corre o risco de se dar junto com as eleições presidenciais de 2014 para vigorar a partir do pleito de 2018. Seria pedido ao eleitor que definisse o sistema mais adequado para a eleição de deputados e vereadores - se proporcional, distrital puro ou misto, o distritão, ou voto em lista aberta fechada - e sobre financiamento das campanhas: se público, privado(como hoje), misto...

Discussão sobre precisa ser intensificada


O assunto é complexo, felizmente está em pauta e por isso fomos ouvir o deputado Fontana. Contrário a um plebiscito em 2014 para que seus resultados vigorem só a partir de 2018, o relator da reforma na Câmara tem pressa.

“O Brasil não suporta mais esse sistema de campanhas eleitorais caríssimas, nas quais amplia-se, a cada eleição, o poderio dos financiadores. Estes estão ‘capturando’ a política”, assinala Henrique Fontana. Segundo o parlamentar, as eleições nacionais no Brasil saíram de um custo de R$ 800 milhões em 2002 para R$ 4,8 bi em 2010, ou seja, seis vezes mais. “Essa dinâmica não pode continuar”, reclama.

O parlamentar do PT defende outro formato de plebiscito: o Congresso votaria a reforma que deseja e esta, uma vez testada em duas eleições, seria chancelada – ou não - pela população, em um plebiscito muito mais objetivo.

Relator propõe fórmula para acelerar processo


O relator adianta que mantém-se aberto em relação à discussão da reforma. Consciente da dificuldade de obter consenso em torno de seu relatório comissão da Câmara, ele se compromete a apresentá-lo junto com todas as propostas de emendas sugeridas.

“O que queremos é sair do impasse atual. Com isso, cada partido ou parlamentar terá a oportunidade de apresentar em separado suas propostas e submetê-las ao voto”, adianta Fontana, dando fórmulas para sair da paralisia em que se encontra a reforma na Câmara.

“Se um parlamentar quiser que o sistema brasileiro seja financiado apenas com recursos privados, sem limite de teto, que assuma a sua posição publicamente na Comissão, submetendo-a à votação”, aconselha o relator concluindo: “precisamos ter muita clareza quais serão as perguntas a serem feitas neste plebiscito (proposto por Miro). E garantir que, caso seja aprovado, ele ocorra em 2013, para entrar em vigor já em 2014”.


|




ATÉ QUANDO VÃO NOS COZINHAR EM FOGO BRANDO. PRECISAMOS DESTA , URGENTE.

MARCO MARCÃO CAVALCANTE.

Nenhum comentário: