sábado, 28 de abril de 2012

TRE-MG faz plantão para regularizar título de eleitor . AGORA E OBSERVAR A HISTORIA DO SEU CANDIDAT@,

TRE-MG faz plantão para regularizar título de eleitor





AGORA E OBSERVAR A HISTORIA DO SEU CANDIDAT@,
BUSCAR FICHAS LIMPAS, COM PROJETO, PROPOSTAS E
COMPROMISSADAS COM O COLETIVO. 
Bertha Maakaroun -
Publicação: 28/04/2012 07:00 Atualização: 28/04/2012 08:52
Eleitores que completam 16 anos até 7 de outubro, dia das eleições municipais, e ainda não tiraram o título, poderão fazê-lo até 9 de maio. Também aqueles que desejam mudar o domicílio eleitoral ou idosos, grávidas, eleitores com dificuldade de locomoção ou com alguma deficiência que queiram passar o título para uma seção de fácil acesso, devem aproveitar a reta final do prazo de alistamento e transferência para o pleito deste ano. Há, no estado, 2.198 seções de fácil acesso, das quais 1.961 no interior e 237 na capital.

A exemplo do que ocorreu em 2008 e 2010, quando, respectivamente, 18.586 e 23.356 eleitores buscaram os cartórios eleitorais nos cinco últimos dias antes do encerramento do prazo das transferências e de alistamento, a expectativa é de que novamente este ano muitos deixem para a última hora. Naqueles anos, os cartórios atenderam nesses dias que antecederam o fim do prazo quase um quinto do número de eleitores que receberam ao longo de todo o ano.

 
Para enfrentar o pico no volume de atendimento, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) montou um esquema especial de plantão a partir de amanhã em 351 cartórios no estado. Todos funcionarão não apenas no domingo, como também no feriado de 1º de Maio. “Eleitor, título é cidadania. Não a deixe para o último dia”, afirmou ontem o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Brandão Teixeira. “Estamos dilatando o horário de atendimento e ampliando os postos de Belo Horizonte para melhor atender o eleitor e a cidadania”, acrescentou, referindo-se ao fato de que na capital foram alugadas duas salas, ao lado da Central de Atendimento ao Eleitor, na Avenida do Contorno 7.038, para evitar as filas. As salas serão abertas a partir de 3 de maio, e, terminado o prazo de atendimento ao eleitor, vão funcionar para o atendimento aos partidos e candidatos no ato do registro das candidaturas.

Também o serviço do Disque-Eleitor vai funcionar das 8h às 17h já a partir de hoje. Como é de praxe, a orientação da Justiça Eleitoral é de que o cidadão, antes de comparecer ao seu respectivo cartório eleitoral, esclareça suas dúvidas por meio dos números (31) 3291-0004 ou 148 (para a Região Metropolitana de BH). Entre janeiro e março, o Disque-Eleitor atendeu 10.443 ligações. A estatística de março, com um total de 3.225 ligações, indicou no ranking das consultas via telefone o quesito certidão de quitação eleitoral em primeiro lugar, com 533 telefonemas; em segundo lugar, a transferência eleitoral ou revisão (460 chamadas), seguido por dúvidas sobre mesários (296) e segunda via (235).

Como fazer

Para tirar ou transferir o título em Belo Horizonte, o eleitor deve se dirigir pessoalmente aos cartórios.

Endereços dos cartórios eleitorais em Belo Horizonte

Barreiro: Rua Alcindo Vieira, 67
Venda Nova: Rua Doutor Álvaro Camargos, 2.480
Central de Atendimento ao Eleitor (CAE): Avenida do Contorno, 7.038,
Bairro de Lourdes.

Documentação

O eleitor deve apresentar documento de identidade com foto e comprovante de endereço (conta recente de luz, água, telefone). Homens entre 18 e 45 anos devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar. Para a transferência de domicílio eleitoral, exigem-se documento de identidade com foto, comprovante de residência há no mínimo três meses no novo endereço e título de eleitor, se ainda tiver.

Horários e dias de funcionamento - Inclusive aos domingos e no dia 1º de Maio

Belo Horizonte: das 8h às 17h
Interior: das 12h às 18h, exceto às quartas-feiras, com atendimento das 10h às 16h.

Prazo para tirar, transferir e regularizar o título

9 de Maio

Eleitores inscritos até sexta-feira

Em Minas Gerais: 14.794.031
Em Belo Horizonte: 1.848.933

Nenhum comentário: