segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Av. Prudente de Morais terá obra para conter cheias. NECESSÁRIO. MARCO MARCÃO CAVALCANTE



Av. Prudente de Morais terá obra para conter cheias

Empresa que fará intervenção para evitar que novas tragédias, prevista para este ano, será escolhida em março


Cristiano Couto
7965087_CRISTIANO COUTO
Nas últimas chuvas, a av. Prudente de Morais enfrentou alagamentos e queda de árvores


Cenário de inúmeros alagamentos e até mortes no últimos anos, a avenida Prudente de Morais, no bairro Santo Antônio, região Centro-Sul da capital mineira, passará por obras para evitar que novas tragédias se repitam no local. A proposta é aumentar a capacidade de vazão do sistema de galerias pluviais e diminuir o risco de inundações em dias de fortes temporais.

O edital para escolher a empresa que executará as obras na Prudente de Morais foi publicado em 1º de fevereiro. O julgamento das propostas apresentadas está previsto para 7 de março. As intervenções devem começar ainda no primeiro semestre deste ano.

Pelo projeto, uma nova galeria será construída paralela à já existente sob a avenida Prudente de Morais, a partir da rua Barão de Macaúbas até a rua Bárbara Heliodora, entre as ruas São Paulo e Alvarenga Peixoto, no bairro de Lourdes, também na região Centro-Sul. Segundo a assessoria da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a construção da galeria utilizará métodos que evitam a abertura de valas nas vias e, consequentemente, minimizam os riscos de interdição do trânsito na avenida durante as obras.

Atualmente, sob a avenida há uma única galeria para o córrego do Leitão, que capta toda a água que desce da região e da Barragem Santa Lúcia. Em dias de muita chuva, a dimensão do canal não suporta o volume recebido, provocando inundações nas partes mais baixas. Segundo a Carta de Inundações de Belo Horizonte, são três os pontos com riscos de inundação no trecho que será reestruturado.

A obra está orçada em R$ 32,1 milhões e conta com recursos do governo Federal. Os valores incluem trabalhos de desassoreamento da Barragem Santa Lúcia, responsável por captar toda a água da região durante as tempestades e liberá-la de forma mais lenta e com menor pressão na rede pluvial.

A necessidade de intervenções na bacia do córrego do Leitão era reclamação constante da população. A obra possibilitará maior vazão da água, intervindo no ponto mais crítico da região, que é a rua Joaquim Murtinho, entre Marques de Maricá e avenida Prudente de Morais. O local é uma depressão e alaga no período chuvoso, causando transtorno e prejuízo para moradores e comerciantes, que têm os imóveis invadidos pela água em poucos minutos.

No caso mais grave, em março de 2009, um casal de idosos morreu depois que o carro em que eles estavam com a filha foi tomado pelas águas da enchente. O aposentado Aloisio Carlos de Paula, de 86 anos, morreu afogado dentro do veículo. Já a esposa, Dalva Rocha de Paula, da mesma idade, chegou a ser socorrida e encaminhada ao hospital, mas morreu quatro dias depois.




NECESSÁRIO.



Nenhum comentário: