segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Defesa Civil alerta que prédios do Buritis podem cair devido às condições do solo. OS MORADORES DO BAIRRO BURITIS E DEMAIS LOCAIS QUE POSSAM TER PROBLEMAS, DEVEM BUSCAR OS SEUS DIREITOS. SÓ ASSIM, AS COISAS TENDEM A SER MELHORES. BEIJOS NO CORAÇÃO. MARCO MARCÃO CAVALCANTE,

Defesa Civil alerta que prédios do Buritis podem cair devido às condições do solo

Deputados também visitaram o local e prometem audiência para discutir os problemas estruturais


Guilherme Bergamini/Divulgação ALMG
Buritis
Autoridades discutem os problemas estruturais da região


Na manhã desta segunda-feira (13), técnicos da Defesa Civil de Belo Horizonte visitou os prédios da rua Laura Soares Carneiro, no bairro Buritis, na Região Oeste de Belo Horizonte, onde um edifício desabou e outro foi demolido no final de 2011. Acompanhados dos deputados da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e de engenheiros do Crea, eles apontaram que ainda há riscos de deslizamentos no local.

De acordo com o coordenador metropolitano da Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, a Prefeitura está realizando um estudo geológico do terreno para verificar os reais riscos de queda de outros edifícios no local. Durante a visita, ele mostrou aos deputados que existem trincas no solo, o que indica a possibilidade de novos deslizamentos. “Interditamos três prédios por questões de segurança. No total, 17 famílias tiveram que deixar seus imóveis, contando aquelas que viviam no edifícios que desabaram”, analisou.

A administradora de empresas e uma das responsáveis pela construção de um dos prédios interditados, Maria de Lourdes Bragança, disse que foi retirada de casa há 35 dias. Ela relatou que está vivendo de aluguel, sem nenhum apoio da construtora. “Nosso edifício não tem problemas estruturais e está interditado. Meu medo é que a Justiça autorize a demolição de outros prédios e isso afete o nosso”, afirmou.

Deputados cobram medidas da Prefeitura

Um dos parlamentares presentes na visita, o deputado Durval Ângelo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, afirmou que a situação da região é preocupante. “Ali há um quadro de caos. Hoje comprovei a verdadeira omissão do Município. Fica parecendo que o prédio caiu de uma hora para outra. Eles não veem que há um problema estrutural geológico”, afirmou.

Na próxima quinta-feira, os parlamentares irão promover uma audiência para se debater os problemas da região com especialistas, moradores e poder público. “As comissões de direito do consumidor, meio ambiente e direitos humanos estarão juntas para cobrar medidas que evitem mais riscos para os moradores da região e que possam apresentar uma solução definitiva para quem foi afetado. Para se ter ideia, a rua que caiu os prédios tem um um edifício de 15 andares aprovado pela prefeitura. Lá ainda há uma fenda que está vindo para o bairro. Não sabemos se a água que vem é da Copasa ou de nascente”, contou.

O deputado João Vítor Xavier (PRP) também destacou a importância de proteger os moradores que, para ele, são as maiores vítimas. “É preciso saber quem é o responsável pelas irregularidades. Prefeitura, Copasa e construtoras fazem um 'jogo de empurra', em que quem perde são os que tiveram seus imóveis destruídos”, alertou.

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), responsável pelos trabalhos de contenção do solo no entorno dos prédios que desabaram, informa que foi levantado um muro de contenção na rua Protásio de Oliveira Penna, paralela a rua Laura Soares Carneiro. O órgão afirma que está realizando estudos geológicos na região para saber a real situação das encostas e avaliar quais procedimentos devem ser adotados futuramente.


OS MORADORES DO BAIRRO BURITIS E DEMAIS LOCAIS QUE POSSAM TER PROBLEMAS, DEVEM BUSCAR OS SEUS DIREITOS. SÓ ASSIM, AS COISAS TENDEM A SER MELHORES.

BEIJOS NO CORAÇÃO.






Nenhum comentário: