sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ENQUANTO AS OBRAS SÃO FEITAS É NECESSARIA O APOIO DA POPULAÇÃO.PBH estuda fechar ruas com risco de alagamento durante chuvas As autoridades querem difundir a ideia de responsabilidade compartilhada pedindo que a população respeite a força da natureza e principalmente tenha noção do perigo nas áreas onde existe alto risco de enxurrada durante a chuva


 ENQUANTO AS OBRAS SÃO FEITAS É NECESSARIA O APOIO DA POPULAÇÃO.



PBH estuda fechar ruas com risco de alagamento durante chuvas As autoridades querem difundir a ideia de responsabilidade compartilhada pedindo que a população respeite a força da natureza e principalmente tenha noção do perigo nas áreas onde existe alto risco de enxurrada durante a chuva
Luana Cruz
Daniel Camargos -
Publicação: 16/11/2012 17:06 Atualização: 16/11/2012 17:46

Placa de alerta na Rua Erê esquina de Avenida Francisco Sá, no Bairro Prado, região oeste (Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Placa de alerta na Rua Erê esquina de Avenida Francisco Sá, no Bairro Prado, região oeste

O prefeito Marcio Lacerda (PSB) e o chefe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Belo Horizonte falaram na tarde desta sexta-feira sobre a chuva de ontem e enfatizaram que a conscientização é a melhor forma de prevenir as mortes. Na quinta-feira, a capital registrou o primeiro óbito da temporada chuvosa 2012/2013.Gilmar Almeida de Santana, 48, morreu dentro de um carro que foi arrastado pela enxurrada e caiu em um córrego na Avenida Heráclito Mourão de Miranda, no Bairro Castelo, Região da Pampulha.

O prefeito disse que, durante temporais, as pessoas precisam respeitar os pontos de alerta onde há avisos de perigo. Atualmente, a capital tem mil placas espalhadas por 82 pontos de alagamento que, segundo o prefeito e o coronel, não podem ser ignoradas pela população. A prefeitura agora estuda a possibilidade de impedir a passagem das pessoas por essas ruas e avenidas no momento em que for emitido um alerta de chuva forte.

O órgão anunciou a medida emergencial. No entanto, ainda não sabe como será feita essa restrição de circulação, com barreira humana (presença policial) ou física. O prefeito ainda disse que, com as obras que estão sendo feitas para resolver os problemas das chuvas, BH só terá risco zero de enchentes daqui a cinco ou 10 anos.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) também tenta conscientizar a população, por meio de campanhas educativas, de que as pessoas não podem enfrentar a natureza e devem ter medo de encarar os pontos de risco durante as chuvas. Segundo a Cedec, 80% das morte da temporada chuvosa de 2011/2012 poderiam ser evitadas caso as pessoas respeitassem o risco - causado pelos temporais - e a vulnerabilidade das áreas onde acontecem as mortes. Conforme o órgão, assim como no último ano, em 2012 grande parte das mortes aconteceu porque as pessoas se arriscaram durante temporais.

Veja áreas afetadas por enxurradas em BH na chuva de quinta:

Avenida Silva Lobo, região oeste
Avenida Francisco Sá, região oeste
Avenida Cristiano Machado, perto da Estação São Gabriel, região nordeste
Avenida Bernado Vasconcelos, região nordeste
Avenida Heráclito Mourão de Miranda, região da Pampulha
Avenida Severino Ballesteros Rodrigues, região noroeste
Avenida Tereza Cristina, região oeste

Nenhum comentário: