sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Revista norte-americana cita capitais brasileiras em matéria sobre cidades vistas do espaço Belo Horizonte e Brasília, ambas planejadas, aparecem em imagens feitas por satélite da Nasa

Revista norte-americana cita capitais brasileiras em matéria sobre cidades vistas do espaço Belo Horizonte e Brasília, ambas planejadas, aparecem em imagens feitas por satélite da Nasa

Frederico Bottrel
Alexandre Carneiro
Publicação: 30/11/2012 12:27 Atualização: 30/11/2012 13:29

Brasília: 'parece um pássaro, um avião ou o Super-Homem', diz a revista (Wired/Nasa/Reprodução)
Brasília: "parece um pássaro, um avião ou o Super-Homem", diz a revista

As cidades planejadas, quando vistas do espaço, são estranhas, belas e inesperadas. É o que diz a revista norte-americana Wired, em um artigo publicado online, onde são vistas imagens de 10 metrópoles planejadas ao redor do mundo, captadas por satélites da Nasa. Entre as zonas urmabas selecionadas pela publicação, há duas capitais brasileiras: Brasília e Belo Horizonte.
 A cidade localizada no Planalto Central do país, projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, foi escolhida para abrir o artigo. A imagem, que mostra o Lago Paranoá e as Asas Norte e Sul estimulou comentários inusitados no Facebook da revista. "Parece um colar", comenta um indiano. "Estranho, mas eu gosto", opina um britânico sobre a capital brasileira. Um italiano não se deixou encantar: "Conceito distorcido de beleza, certamente".
 "A capital do Brasil é uma das mais conhecidas cidades planejadas do mundo. Do espaço, se parece um pássaro, um avião, ou o Super-homem", diz a revista.
 Sobre Belo Horizonte, a Wired cita que a capital mineira foi construída na década de 1890, para substituir Ouro Preto como capital de Minas Gerais. A publicação também explica que a cidade é a terceira mais populosa do Brasil e tem traçado semelhante ao de outros centros urbanos planejados no século XIX, como Washington (EUA).
 As demais localidades que mereceram atenção da Wired foram Canberra e Adelaide (Austrália), Palmanova (Itália), El Salvador (Chile), La Plata (Argentina), Washington D.C e New Haven (EUA) e Jaipur (Índia).

Belo Horizonte exibe traçado geométrico, evidenciado pelas imagens da Nasa (Wired/Nasa/Reprodução)
Belo Horizonte exibe traçado geométrico, evidenciado pelas imagens da Nasa

Nenhum comentário: