sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Para posse, Barbosa quebra protocolo e convida Fux para discursar

Para posse, Barbosa quebra protocolo e convida Fux para discursar

Estado de Minas
Agência Brasil
Publicação: 16/11/2012 16:09 Atualização: 16/11/2012 16:13
O Ministro Joaquim Barbosa quebrou o protocolo mais uma vez ao convidar o ministro Luiz Fux para discursar em sua cerimônia de posse que acontece na próxima quinta-feira.

Por tradição, o ministro mais antigo do tribunal, Celso de Mello, seria o convidado para realizar o discurso de abertura.  O novo presidente substituirá o ministro Carlos Ayres Britto, que se aposenta no dia 18.

O decreto da aposentaria do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, está publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União. O decreto, válido a partir deste sábado, é assinado pela presidenta Dilma Rousseff.

Ayres Britto se aposenta compulsoriamente porque completa 70 anos no próximo domingo. O ministro ficou menos de dois anos na presidência, período em que conduziu julgamentos importantes, como a Ação Penal 470, o processo do mensalão, e o que autorizou a interrupção da gestação de anencéfalos, além da ação sobre a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Ayres Britto não participará do fim do julgamento do mensalão, que deve ocorrer apenas em dezembro. Ele negou que se sinta frustrado por não participar do final do julgamento.

"Estou virando uma página e estou fazendo com alegria. Não perdi minha viagem como ministro do Supremo, estou certo disso, porque dei o máximo de mim. Fiz tudo com devoção, alegria, amor e responsabilidade. Isso me deixa extremamente feliz. Eu saio sem nenhuma nostalgia ou tristeza", disse o ministro, no começo desta semana.

A partir da próximae segunda-feira, a Corte Suprema será presidida interinamente pelo ministro Joaquim Barbosa – relator do processo do mensalão. Na próxima quinta-feira, Barbosa assume como titular a presidência do STF e terá como vice-presidente o ministro Ricardo Lewandowski, que é o revisor da Ação Penal 470. Barbosa disse que sua gestão deverá ser marcada pela transparência e simplicidade.

Nenhum comentário: