quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Alunos de alguns colégios de Belo Horizonte aprendem técnicas especiais de relaxamento Objetivo é enfrentar os dois dias de testes do exame nacional com cabeça fria e menos estresse e ansiedade

Alunos de alguns colégios de Belo Horizonte aprendem técnicas especiais de relaxamento Objetivo é enfrentar os dois dias de testes do exame nacional com cabeça fria e menos estresse e ansiedade

Junia Oliveira -
Publicação: 01/11/2012 06:00 Atualização: 01/11/2012 06:48

Alunos do Colégio Arnaldo em aulas de relaxamento, técnica usada pela instituição há duas décadas ( Beto Novaes/EM/D.A Press)
Alunos do Colégio Arnaldo em aulas de relaxamento, técnica usada pela instituição há duas décadas
O tique-taque do relógio até parece soar com mais força diante da proximidade do grande dia. Depois de amanhã, mais de 5 milhões de jovens em todo o país vão mostrar os conhecimentos de uma vida inteira de estudos na prova mais importante do país: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos últimos momentos, professores e estudantes mostram que o melhor remédio para controlar a ansiedade é deixar o estresse de lado. Para vencer esse primeiro desafio, colégios de Belo Horizonte estão investindo em técnicas para deixar os alunos mais à vontade, com cabeça e mente leves. Assistir a vídeos, participar de gincanas do conhecimento e fazer relaxamento tem movimentado as escolas na semana decisiva.

A estudante Ana Luíza Baragli, de 17 anos, candidata a uma vaga em engenharia química, gostou da estratégia. Ontem, durante a aula de relaxamento no Colégio Padre Eustáquio, Região Noroeste de Belo Horizonte, ela levou a atividade tão a sério que conseguiu até dormir. A primeira parte, com exercícios em pé, serviu para tirar a tensão dos músculos. Os alunos sentaram para medir a respiração e andaram de olhos fechados pelo salão. Na última etapa, se deitaram nos colchonetes para se desconectar totalmente do mundo lá fora. “Isso ajuda muito, porque o Enem é uma prova de resistência e, se ficar tenso, não vai adiantar. O professor nos ensina, e assim, no dia da prova, poderei fazer na parte da manhã”, disse.

A ideia foi levada pelo professor de biologia Ronaldo Alvarenga Carvalho, que também é terapeuta naturalista, e está em prática desde o ano passado. Ele aprendeu técnicas de relaxamento numa aula de filosofia chinesa, no curso de acupuntura, e levou para a sala de aula para a rapaziada do terceiro ano desestressar e esvaziar a mente. “O relaxamento ajuda também a estudar e a concentrar no dia a dia. Para o Enem, fizeram o que deviam. Agora, estão num cansaço mental tão grande que qualquer coisa que tire o estresse é bem-vindo nesse último momento”, afirmou.

Além do relaxamento, o colégio preparou uma série de outras atividades. Nas aulas de geografia, filmes com temas cobrados na avaliação ajudam a revisar o conteúdo, de forma mais leve. Em inglês, as produções cinematográficas também são opção para treinar o vocabulário. Os estudantes participaram de gincanas do conhecimento no Parque das Mangabeiras e em sala de aula. Hoje haverá uma divertida competição de matemática.

Procedimento foi adotado também pelo Colégio Padre Eustáquio em véspera de exames seletivos ( Beto Novaes/EM/D.A Press)
Procedimento foi adotado também pelo Colégio Padre Eustáquio em véspera de exames seletivos
Numa outra gincana envolvendo a disciplina, o estudante Rafael Ramos da Silva, de 17, candidato a uma cadeira no curso de direito, esteve na equipe que perdeu o desafio e, como prenda, foi “obrigado” pelos colegas a dançar uma música, que ele não revelou qual. “O interessante foi o depois, por causa da diversão e da descontração”, contou bem-humorado. Para Rafael, quem se preparou verá o reflexo disso na prova. Quem não fez nada nem adiantar se apressar agora. O aluno destaca a atuação dos professores: “Eles se preocupam em passar mensagens positivas. Criamos laços ao longo do ano, e esse final é decisivo, pois são coisas que levaremos para a vida.”

Ronaldo Carvalho ressalta que as atividades desenvolvidas no Padre Eustáquio são uma forma de trabalhar o conhecimento de forma lúdica, tornando mais prazeroso relembrar e até aprender. Ele dá a dica: “É preciso tranquilidade, ler a prova com calma e prestar atenção nos enunciados. O relaxamento melhora essa capacidade de concentração e fortalece o lado mental dos alunos.”

Prática de 20 anos

Antônio S. Santana Júnior e Maria C. Souza Diniz, alunos do Colégio Arnaldo, aprovam o método ( Beto Novaes/EM/D.A Press)
Antônio S. Santana Júnior e Maria C. Souza Diniz, alunos do Colégio Arnaldo, aprovam o método
A prática já é antiga e ocorre antes de provas e com todos os alunos, desde os pequenos, mas antes do Enem, tem sabor ainda mais especial. No Colégio Arnaldo, o responsável pela técnica de relaxamento é o professor de ensino religioso e psicopedagogo Nilson Tavares Costa, que implantou a atividade quando chegou à escola, há quase duas décadas. Mas, se hoje é um dos principais aliados na preparação, relaxar já foi visto com desconfiança pela instituição e até mesmo pelos próprios alunos. “Relaxamento é entrar em contato consigo mesmo. Ajuda nos relacionamentos dos estudantes, incluindo professores e a família”, disse.

Os estudantes adoram, e em cinco minutos todos já estão dormindo, garante o professor. Prestar atenção na música é fundamental para se desligar. Nilson sempre começa o trabalho abordando uma dificuldade que eles tenham. “Ela é mental, não existe um problema, mas uma dificuldade de lidar com ele. A forma como se reage é que o faz ficar maior”, ressalta. “Costumo dizer que o conteúdo está dentro, organizado numa gaveta. A questão é como acessar e organizar isso”, completa. O professor enfatiza: “Pensamento positivo é importante, mas só isso não garante a aprovação. Tem que ter ação.”

Candidato ao curso de medicina, o aluno Antônio Soares Santana Júnior, de 18 anos, diz que tenta levar o mesmo ritmo desde o início do ano, sem se apressar, mas também sem relaxar demais para não correr o risco de perder o foco. Ele passou os últimos tempos fazendo revisão e pegando cadernos para ver em qual matéria ainda tinha dúvida. Para tirar o estresse, ele frequenta academia e um curso de design gráfico. A aula de relaxamento na escola é outra alternativa. “Nesse momento, estamos com a cabeça estressada e desorganizada. Relaxar ajuda a refletir, parar para organizar o pensamento e focar no que é preciso”, afirma.

A colega dele, Maria Carmen Souza Diniz, de 18, candidata ao curso de design, se dedica apenas às aulas de desenho, de que precisa para a prova de habilitação. Ela disse que está mais tranquila que antes. “Como não é possível adiantar o tempo, se não tiver calma as coisas não fluem. A carga horária é grande e esse tempinho para relaxar ajuda a esvaziar a mente, porque vida de vestibulando não é fácil.”

Para casa
1) Busque um lugar onde você mais gosta de ficar, e mesmo que não esteja nele, imagine que está
2) Ponha uma música suave ao fundo
3) Mentalize e concentre-se na respiração. A inspiração e a expiração devem ser sentidas no abdômen, não no peito
4) Busque uma posição confortável: sentado, se conseguir ficar com a coluna ereta, ou deitado
5) Pense num lugar e numa atividade de que gosta: se uma caminhada na praia, imagine a praia; uma caminhada no campo ou um banho de cachoeira
6) Se conseguir se desligar dos problemas externos, nem que seja por cinco ou 10 minutos, perceberá uma diferença e uma melhora em se concentrar nas atividades

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