quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Há 12 dias internado, Niemeyer tem presença constante de parentes

Há 12 dias internado, Niemeyer tem presença constante de parentes
Correio Braziliense
Publicação: 15/11/2012 07:55 Atualização: 15/11/2012 08:07

Há 12 dias internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer está o tempo apoiado pela família. Acomodado na Unidade Intermediária (UI), o arquiteto, de 104 anos, segue com quadro clínico estável, mas inspira cuidados.

Lúcido, ele ainda faz sessões de fisioterapia respiratória, dorme bastante e, sempre que está acordado, procura conversar com os netos, bisnetos, sobrinhos e amigos próximos — Niemeyer está a todo momento com pelo menos um parente ao lado. De acordo com o médico Fernando Gjorup, não há previsão de alta e um novo boletim só será emitido amanhã.

Próximo de completar duas semanas na luta contra uma desidratação, que causou complicações das funções renais, Niemeyer demonstra ansiedade em deixar o hospital. Enquanto a evolução do quadro clínico não é o suficiente para acatar o pedido do arquiteto, a família busca amenizar.

“Ele não está em casa como gostaria, mas as pessoas de casa estão a todo o momento com ele”, diz o neto Carlos Oscar. “Nossa preocupação é para que ele não tenha sofrimento. Na segunda-feira estava melhor do que no domingo, na terça melhor do que na segunda e hoje (ontem), ele está melhor. Isso é que importa”, reforça.

Nenhum comentário: