sábado, 10 de novembro de 2012

Cruzeiro tenta contratações de Lugano e Thiago Ribeiro, confirma Juan Figer

Cruzeiro tenta contratações de Lugano e Thiago Ribeiro, confirma Juan Figer

Empresário uruguaio dá detalhes do estágio das duas negociações

Bruno Furtado - Superesportes
| Tags: celular 

Publicação:

10/11/2012 21:43
 

Atualização:

10/11/2012 22:08
AFP PHOTO PIERRE VERDY
Diego Lugano está sem jogar pelo PSG e entrou na pauta do Cruzeiro para 2013


O Cruzeiro está no mercado em busca de nomes consagrados para tentar se reerguer em 2013 e voltar a brigar por títulos, o que não ocorre desde 2010, quando foi vice-campeão brasileiro. Na pauta da diretoria estão o atacante Thiago Ribeiro, atualmente no Cagliari da Itália, e o zagueiro uruguaio Diego Lugano, de 32 anos, do Paris Saint-Germain, da França.

As duas negociações foram confirmadas ao Superesportes na noite deste sábado pelo empresário uruguaio Juan Figer, um dos mais influentes do mundo. O agente cuida dos interesses dos dois jogadores e também será responsável pela intermediação.

No caso de Lugano, especificamente, o Cruzeiro enfrenta a concorrência do São Paulo, onde o zagueiro já atuou, e de um segundo clube brasileiro que está com as conversas bem avançadas. O defensor da Seleção Uruguai ainda recebeu uma oferta concreta de um clube europeu.

Certo é que Lugano deixará o PSG em janeiro, pois sequer foi inscrito na Liga dos Campeões pelo técnico italiano Carlo Ancelotti. Resta saber se o Cruzeiro terá condições de arcar com o alto salário do jogador e com uma eventual multa exigida pela liberação.

Em relação a Thiago, tudo dependerá do acordo salarial com o velocista e, obviamente, das condições impostas pelo Cagliari. Os italianos pagaram 4 milhões de euros por Ribeiro em julho e dificilmente vão liberá-lo agora por valores mais baixos.

A imprensa italiana especula que Thiago Ribeiro poderia ser trocado com o Cruzeiro por Wellington Paulista. O centroavante chegaria à Sardenha para substituir o também ex-cruzeirense Nenê, que poderá ser negociado em janeiro. O Napoli é um dos interessados.

Na entrevista a seguir, Figer dá detalhes das duas negociações:

O Cruzeiro está negociando a contratação do Lugano, do PSG?

”Alexandre Mattos me ligou e perguntou por Lugano. Me comunicou que eles estão interessados na contratação. Toda contratação é complicada. O jogador vem da Europa, com salário muito alto, tem mais um ano e meio de contrato, e isso é complicado.

O PSG aceitaria liberá-lo gratuitamente ou exige um valor?

O PSG comprou Lugano. Ele comprou Lugano por uma grande importância. Não adianta dizer se seria comprado, se seria por empréstimo. Inicialmente, é preciso a chegar a um acordo salarial com Lugano. É a primeira etapa. Ele tem um contrato alto, no Brasil jogou somente no São Paulo, e o São Paulo sempre me falou, antes de qualquer clube, que gostaria de tê-lo de volta. Além disso, há outros clubes interessados. Outros clubes brasileiros e outros clubes europeus. Vamos então tomar uma posição, porque em janeiro o mercado se abre e Lugano quer jogar. No Paris ele não está jogando. Por isso, deve sair.

O Cruzeiro chegou nessa negociação primeiro ou depois desses outros interessados?

”O Cruzeiro chegou depois. Foi o último clube. Há um clube brasileiro que já fez uma oferta concreta. O Cruzeiro ainda não fez a proposta, só falou que tem interesse. O tempo de contrato evidentemente que pesaria também. O Lugano tem um contrato com o Paris e recebe uma importância considerável, é um dos maiores contratos do Paris. É uma operação que envolve números importantes.

Jornais europeus informam que o salário de Lugano é de 6 milhões de euros por ano (R$ 15 milhões/ano ou R$ 1,3 milhão/mês).

Ele tem propostas para permanecer na Europa?

Ele tem uma proposta firme da Europa.
Cagliari
Thiago Ribeiro poderia voltar à Toca envolvido em troca por atacante Wellington Paulista


O Cruzeiro voltou a conversar com o senhor sobre o Thiago Ribeiro?

”O Cruzeiro também tem interesse pelo Thiago Ribeiro.

É verdade que poderia haver uma troca pelo Thiago Ribeiro com o Cagliari?

”Pra mim, isso é novidade. Não é novidade que o Cruzeiro tem interesse pelo Thiago Ribeiro, mas uma troca, é, para mim, uma novidade. Eu desconheço essa troca.

O Cagliari comprou o Thiago na última janela. Ele estaria disposto a liberá-lo agora?

O Thiago pertence 100% ao Cagliari e tem mais dois anos e meio de contrato. O Cruzeiro há algum tempo manifestou interesse. Agora, o clube me pediu prioridade e, se for possível, eu darei a prioridade ao Cruzeiro. Ele saiu do Cruzeiro e seria justo dar essa prioridade. É preciso conversar com o Cagliari novamente. O clube está disputando o campeonato, começou mal e teremos que conversar.

O Cruzeiro é hoje um clube com orçamento limitado, diferentemente de outras épocas. Na sua visão, o clube tem potencial para contratar esses dois jogadores? (Lugano e Thiago Ribeiro)

O Cruzeiro é um grande clube, um dos mais importantes do país, atravessa um momento de certa dificuldade, mas Cruzeiro é Cruzeiro. A qualquer momento pode negociar um jogador, ter recurso, e tem jogadores importantes. O Cruzeiro tem valor no mercado. Por mais que atravesse um momento difícil, é um clube de prestígio no mercado.

Nenhum comentário: