quinta-feira, 26 de julho de 2012

GOSTARIA DO SEU APOIO.

 
GOSTARIA DO SEU APOIO.
 
HOJE, ESTOU COORDENANDO VILAS E FAVELAS BH DA CAMPANHA MÁRCIO 40.
GOSTARIA DO SEU APOIO A MARCIO 40, VEREADOR DANIEL NEPOMUCENO 40100.
DURVAL ANGELO 13, EM CONTAGEM
 E MARIA LUCIA CARDOSO 15, EM PITANGUI.
 
BEIJOS, NÁLMA.
 
 
 
 
Interior.Interior. Em pelo menos quatro cidades de Minas, Executivos serão comandados por prefeitas em 2013
Mulheres dominam disputa
Eleitores não discriminam, mas cobram melhorias nas administrações
Publicado no Jornal OTEMPO em 25/07/2012
Avalie esta notícia »
2
4
6
8
LUCIANA COELHO
Especial para O Tempo
  • Notícia
  • Comentários(7)
  • Compartilhe
  • Mais notícias
A
A
FOTO: LIA PRISCILA/ ALMG - 11.11.2010
Maria Lúcia Cardoso é candidata à Prefeitura de Pitangui, pelo PMDB
LIA PRISCILA/ ALMG - 11.11.2010
Maria Lúcia Cardoso é candidata à Prefeitura de Pitangui, pelo PMDB
Em 2010, o Brasil elegeu sua primeira presidente da República mulher. Neste ano, o tabu também será quebrado em pelo menos quatro cidades de Minas - terra natal da presidente Dilma Rousseff. São municípios onde o cargo de chefe do Executivo não conta com nenhum homem na disputa.

Em Ibiaí, no Norte do Estado, e em Pitangui, região Central, duas mulheres vão para o embate pelas prefeituras. Já em Sericitá, na Zona da Mata, e em Serra da Saudade, no Centro-Oeste, as candidatas não têm concorrentes.

"Acredito que o fato de ter uma mulher na presidência faz crescer uma corrente que puxa e encoraja outras mulheres a querem chegar ao poder", afirma Maria Lúcia Cardoso (PMDB), ex-mulher do deputado federal e ex-governador de Minas, Newton Cardoso. Ela disputa a Prefeitura de Pitangui, cidade onde o político possui negócios agropecuários. Para a peemedebista, o momento é da mulher e ela promete que vai fazer grande diferença na administração.

Maria Lúcia concorre com a atual vice-prefeita do município, Isabel Corgosinho (PT). Para ela, as mulheres têm mais sensibilidade para perceber os problemas sociais e mais paciência para enfrentar os desafios de uma gestão pública. "Muitos acham que um cargo político é coisa só para homem. Mas nós estamos crescendo neste mercado", afirma a petista.

Já no município de Ibiaí, a disputa está entre a prefeita Marinilza Soares Mota Sales (PSDB) e a pecuarista Sandra Maria Fonseca Cardoso (PHS). Marinilza tenta repetir a chapa exclusivamente feminina de 2008, quando foi eleita ao lado da vice Maria Santana (PMDB).

A administração das duas mulheres é criticada pela concorrente, que, ainda assim, acredita que as mulheres têm mais visão política do que os homens para comandar o município.

População. Os eleitores de Ibiaí e Pitangui aprovam a candidatura de mulheres, mas dizem que vão cobrar delas a mesma qualidade de administração que cobrariam de um prefeito.

"Elas apresentam boas propostas, mas espero é por melhorias", afirma o frentista Eudes Cordeiro, eleitor de Ibiaí. Já para a gerente de uma pousada em Pitangui, Vanda Campos, a disputa exclusiva entre mulheres demorou para acontecer. "Penso que as mulheres são mais responsáveis que os homens", avalia.

As candidatas afirmam que o machismo não atrapalha as campanha. Segundo Maria Lúcia Cardoso, o apoio é crescente e não houve preconceito por parte da população. "Desde os eleitores mais jovens até os mais velhos, todos me passam uma energia muito positiva", comemora.


Nenhum comentário: