quinta-feira, 19 de julho de 2012

RESPEITO A DIVERSIDADE. 15ª Parada do Orgulho LGBT faz história em BH e deve reunir 100 mil pessoas

RESPEITO A DIVERSIDADE.





15ª Parada do Orgulho LGBT faz história em BH e deve reunir 100 mil pessoas
Publicado em 19/07/2012 17:41:04


O colorido da multidão em prol da diversidade sexual e contrária à homofobia vai mudar as cores das ruas e avenidas de Belo Horizonte no domingo, dia 22, com a 15ª Parada do Orgulho LGBT de BH. O evento, que dá visibilidade aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, volta a ocupar as ruas da região Centro-Sul da capital, e convida o grande público para celebrar junto os 15 anos de militância ininterrupta na cidade. Com o tema “15 anos de visibilidade, lutas e conquistas” marcando essa edição, cerca de 100 mil pessoas devem participar do evento. A concentração começa às 10h, na Praça da Estação e, depois, a parada segue em marcha para a rua Professor Moraes, entre as avenidas Getúlio Vargas e Afonso Pena, no bairro Funcionários.

De acordo com Carlos Magno, diretor do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG) e um dos organizadores do evento, a parada é um momento de alegria. “Aumentamos a visibilidade deste grupo de forma diversa e animada, pois ainda existem pessoas que insistem em colocar a comunidade às margens da sociedade e nos guetos”, conta. Ele também reforça que eventos como este são capazes de auxiliar todos a conviver com as diferenças e até realizar mudanças histórias, como o reconhecimento recente da união estável para casais do mesmo sexo pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Ao sair pelas ruas, os participantes revivem as lutas do movimento LGBT e festeja as conquistas. Hoje já somos milhares se manifestando, cada um de sua maneira. Mas estamos unidos no sonho de um mundo melhor e livre do preconceito”, reflete.

Apesar do grande destaque da passeata que toma as ruas no domingo, faz parte das atividades que envolvem a parada a 8ª Semana BH Sem Homofobia, que desde segunda-feira, dia 14, reúne mostra de filmes, seminários, cerimônia de premiação aos apoiadores da causa LGBT, encontros e debates. O intuito é que este seja também um período de produzir conhecimento, criando possibilidades para discutir assuntos em parceria com o poder público, sindicatos, Conselhos Regionais de Psicologia e de Serviço Social, universidades e entidades que atuam na defesa dos Diretos Humanos. Hoje, por exemplo, será realizado o Seminário de Saúde e Visibilidade LGBT, no auditório do BDMG (rua da Bahia, 1.600, Lourdes). A atividade conta com a participação de alguns gestores da saúde pública e tem a finalidade de debater questões específicas da comunidade LGBT. O encontro começa às 8h e tem entrada franca.

Desafios

Com um cenário mais animador que o existente há 15 anos, a fundadora da Parada LGBT de BH e da Associação Lésbica de Minas (Alem), Soraya Menezes, resgata o início do movimento em Belo Horizonte. “Lembro da coragem das 50 pessoas que ousaram ocupar a avenida Afonso Pena e levantaram a faixa que exigia direitos pra nós, LGBT, na primeira parada. Nem imaginávamos que estávamos construindo história”, revelou. Embora seja nítido o aumento do avanço das políticas sociais e dos debates sobre a questão da diversidade sexual pelo planeta, a homofobia no Brasil continua sendo um problema grave. Dados reunidos pelo Grupo Gay da Bahia no ano passado deixam o país como líder no ranking dos registros de crimes homofóbicos no mundo. A pesquisa indica ainda que a cada 36 horas um homossexual é morto no Brasil e o risco de um travesti ser assassinado é 259 vezes maior do que um gay.

Calendário das ações em BH neste final de semana

Sexta-feira, dia 20
• 8h - Seminário de Saúde e Visibilidade LGBT, no auditório do BDMG (rua da Bahia, 1.600, Lourdes)
• 19h - Cerimônia de entrega do 8º Prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT de BH no Museu Abílio Barreto (avenida Prudente de Moraes, 202, Cidade Jardim)
Sábado, dia 21
• 13h - 2º Seminário de Organizadores de Paradas e ações de visibilidade massivas de Minas Gerais, na Secretaria Municipal de Políticas Sociais (Rua Espírito Santo, 505, 18º andar, Centro)
• 16h - Tudo a ver: Encontro com os voluntários da 15ª Parada do Orgulho LGBT de BH, na Secretaria Municipal de Políticas Sociais (Rua Espírito Santo, 505, 18º andar, Centro)

Domingo, dia 22
• 10h - Concentração para a 15ª Parada do Orgulho LGBT de BH, na Praça da Estação.
• 16h - Início da marcha rumo à rua Professor Moraes, entre as avenidas Getúlio Vargas e Afonso Pena, no bairro Funcionários.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Para mais informações acesse www.cellos-mg.blogspot.com ou entre em contato pelo telefone 3075-5724.

Nenhum comentário: