quinta-feira, 12 de julho de 2012

Mostra Première Brazil do MoMA de Nova York chega à sua 10º edição


Entre 12 e 24 de julho, o Museum of Modern Art (MoMA) e o Festival do Rio apresentam a edição 2012 da Première Brazil no Roy & Niuta Tiuta Theaters, em Nova York, Estados Unidos. O festival anual exibe ao público os trabalhos de novos e experientes diretores brasileiros e recebe apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Consulado Geral do Brasil.

Em comemoração aos dez anos da mostra, são apresentados novos trabalhos de cineastas que já tiveram filmes exibidos em edições anteriores. Eduardo Coutinho, que foi tema da retrospectiva da Premiere Brazil em 2009, apresenta “Canções”; Beto Brant, em sua terceira aparição, participa da mostra com “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios”; Selton Mello, que teve a première de seu primeiro filme na edição de 2009, agora volta com “O Palhaço”; e Breno Silveira, que exibiu “2 Filhos de Francisco” em 2006, abre essa série com “À Beira do Caminho”. Com seu primeiro longa-metragem presente na mostra, Eryk Rocha participa com “Transeunte”.

A mostra conta com dois filmes realizados por jovens cineastas que discutem a realidade das favelas: “5 x Favela: Agora Por Nós Mesmos” e “5 x Pacificação”. No dia 16 de julho, às 18h, acontece uma mesa redonda com o tema “Cinema e Transformação Social: O Caso das Favelas do Rio”, levantando questões sobre os dois filmes. Além da presença dos diretores, participam da discussão José Mariano Beltrame, Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, e o cineasta Carlos Diegues. A mesa redonda será mediada pelo repórter do New York Times Larry Rohter. A entrada é gratuita e deve ser confirmada pelo e-mail rsvp@cinematropical.com ou pelo telefone (212) 254-5474.

Também serão exibidos filmes de novos cineastas brasileiros, como Kiko Goifman e Claudia Priscilla, com o documentário “Olhe para Mim de Novo” e Vinicius Coimbra, com “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”. Em 16 de julho, será feita uma homenagem ao Cinema Novo, com a exibição de uma versão restaurada de “São Bernardo”, filme realizado em 1972 por Leon Hirszman.

Para mais informações, acesse a página oficial do Museum of Modern Art (MoMA).

Fonte: ANCINE

Nenhum comentário: