terça-feira, 3 de julho de 2012

Com o rompimento da aliança com Lacerda, PT deve ter o apoio do PMDB, PDT e PCdoB



Com o rompimento da aliança com Lacerda, PT deve ter o apoio do PMDB, PDT e PCdoBAdversários podem virar parceiros

Publicação: 03/07/2012 06:00 Atualização: 03/07/2012 07:16
Tudo está em aberto na disputa em Belo Horizonte. PMDB e PDT, que já haviam decidido lançar a candidatura do deputado federal Leonardo Quintão (PMDB) tendo como vice o ex-deputado Mário Heringer (PDT) só vão registrar a chapa na quinta-feira. As duas legendas estão em negociação com o PT para uma possível aliança depois que o partido do vice-prefeito Roberto Carvalho rompeu com o PSB e resolveu lançar candidato próprio. Os petistas sonham em ter Quintão como candidato a vice. PT e PMDB chegaram a articular chapa durante o período de pré-campanha, mas foram atropelados pela decisão dos delegados petistas que haviam aprovado o apoio a Lacerda no encontro municipal. Na reunião da executiva estadual do PT nessa segunda-feira foi ventilada, nos bastidores, a possibilidade de o candidato a vice ser o deputado estadual Sávio Souza Cruz (PMDB).

O presidente do PMDB, deputado federal Antônio Andrade, admitiu que as legendas estão conversando, mas não quis adiantar a decisão do partido. Segundo ele, qualquer negociação terá de envolver as duas legendas. “Temos também de aguardar a decisão do PT, que não sabe ainda quem vai ser o candidato”, ressaltou. Por outro lado, o senador Aécio Neves (PMDB) articula para fortalecer a candidatura de Quintão, garantindo mais partidos para a chapa do deputado, com a intenção de dificultar a campanha do candidato do PT. O PR, que na convenção de sábado definiu apenas a chapa de candidatos a vereador, é um dos que podem bandear para o lado do PMDB.
Mais reticente do que Antônio Andrade, o presidente municipal do PMDB e candidato indicado para concorrer à PBH, Leonardo Quintão disse ontem que o seu partido conversará com os petistas, desde que seja ele o cabeça de chapa. “Estamos abertos para receber apoios”, afirmou Quintão, considerando “muito difícil” que a sua legenda abra mão de sua candidatura. Segundo ele, o vice-presidente da República Michel Temer (PMDB) lhe telefonou para conversar sobre a questão de Belo Horizonte e vai discutir o assunto com a presidente Dilma Rousseff (PT). Parte do PT defende a manutenção da candidatura de Quintão, para tentar levar a disputa para o segundo turno, quando as duas legendas poderiam se unir.
Comunistas 
A chapa do PCdoB também está em aberto. O partido já tinha fechado apoio ao PSB, mas a reviravolta no quadro pode mudar tudo. A presidente do partido em Minas, deputada federal Jô Moraes, disse ontem ter esperança de que o “bom senso” prevaleça e PT e PSB se alinhem novamente, mas adverte que, se isso não acontecer, a posição do partido pode se modificar. Nos bastidores, os comunistas já teriam acertado a aliança com o PT e a entrega dos cargos, que ocupam na Prefeitura, assim como o PT.

Jô Moraes não quis confirmar uma possível aliança com os petistas, mas deu pistas de que esse pode ser o caminho do partido. “Só posso dizer que nossa referência é o campo que dá sustentação ao governo da presidente Dilma Rousseff”, disse a deputada, que convocou para quinta-feira, prazo máximo para o registro das chapas na Justiça Eleitoral, uma reunião para o partido bater o martelo sobre seu destino nas eleições de outubro. O PCdoB ocupa a Secretaria de Esportes, comandada por Zito Vieira.

Nenhum comentário: