Compra por impulso afeta 59,3% dos consumidores em BHA pesquisa também apontou que o cartão de crédito é o que mais pesa no orçamento doméstico com 61,1%
Publicação: 20/07/2012 14:51 Atualização: 20/07/2012 15:51
Vitrine de loja com mercadorias em liquidação atraem consumidores |
Outro fator preocupante mostrado pela pesquisa é o alto número de pessoas que planejam os gastos, mas não cumprem ou executam parcialmente, representando 60% das respostas. Apenas 25% dos entrevistados dizem que seguem rigidamente o que foi planejado. “Nota-se uma incoerência entre opiniões e comportamentos declarados por parte dos consumidores, uma vez que a maioria declara que planeja os gastos, que adota uma postura consciente no que diz respeito ao consumo, mas menos da metade assume realmente essa postura”, ressalta o supervisor de pesquisas da Fecomércio Minas, Eduardo Ângelo Gonçalves Dias.
Despesas
Em relação às despesas correntes, a tarifa de água se manteve no primeiro lugar com 33% em junho, mais de seis pontos percentuais em relação ao mês de maio (26,1%), ficando bem acima dos gastos com alimentação, supermercados, que corresponderam a 24,9%. Na sequência, a energia elétrica (16,3%) e a telefonia fixa (7%) são os que tem mais peso dentre os itens que compõem as despesas correntes, segundo os consumidores.
A pesquisa também apontou que o cartão de crédito é o que mais pesa no orçamento doméstico com 61,1%, seguido de longe pelas dívidas no cheque pré-datado (8,2%) e o cheque especial (5,8%). No uso do cartão, a opção pelo parcelamento é forma preferida das pessoas, com 75,3% das respostas. Isso representa que o cartão é o meio de financiamento principal para as compras. Os financiamentos de imóveis (4,7%) e de carros (4,3%) apresentaram uma tendência de aumento nas últimas pesquisas, o que pode ser explicado pelos incentivos governamentais para aquisição de veículos e de moradia.
Saiba mais...
Lojas fecham as portas no Prado Lojas e shoppings da capital antecipam temporada de descontos“Um dado importante é o de que 96,1% dos entrevistados afirmam que pagariam suas compras à vista caso fosse oferecido desconto, um indicativo importante para os empresários dispostos a fortalecer o caixa, fugir do peso das taxas de administração das adquirentes de cartões e criar vantagens competitivas frente à concorrência”, ressalta o supervisor de pesquisas.
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