segunda-feira, 2 de julho de 2012

MOSTRA REÚNE PRODUÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DE PORTADORES DE SOFRIMENTO MENTAL



MOSTRA REÚNE PRODUÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DE PORTADORES DE SOFRIMENTO MENTAL

Exposição de artes visuais, oficinas, rodas de conversa, sessões de cinema, desfile e apresentações culturais são as atrações da 3ª Mostra de Arte de Insensata de Belo Horizonte, iniciada na quarta, dia 27, às 19h, no Espaço CentroeQuatro (Praça Rui Barbosa, 104, Centro). Até sábado, dia 30, o público poderá conhecer a produção artística e cultural dos portadores de sofrimento mental atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Cerca de 200 obras, entre desenhos, pinturas, cerâmicas e fotografias poderão ser visitadas pelo público gratuitamente na exposição “Empresta-me teus olhos?”. O tema da mostra deste ano é “Tato, Trato e Retrato”. A mostra é realizada a cada dois anos. A primeira edição aconteceu em 2008 e reuniu mais de sete mil pessoas.
Para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, o evento é uma oportunidade de mostrar para cidade a afirmação do sujeito e dos direitos dos usuários como cidadãos. “A mostra é um processo de inclusão, pois é fundamental mantermos o diálogo constante com a cidade na defesa dos portadores de sofrimento mental”, disse. “Belo Horizonte tem a oportunidade de expor tudo o que conquistou. A mostra é uma marca muito importante para que o Brasil possa olhar para a experiência da capital mineira na luta antimanicomial”, afirmou o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães.
A exposição percorrerá seis estados brasileiros, agregando as obras dos usuários de Belo Horizonte aos trabalhos produzidos por usuários de Brasília, Goiânia, São Bernardo do Campo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. “Por meio da mostra recusamos a ditadura da ausência da liberdade, para viver e criar e fazemos arte para melhorar a vida dos cidadãos”, afirmou a coordenadora de Saúde Mental da SMSA, Rose­meire Silva.
O evento conta também com o Mercado Maluco, parte da mostra onde os visitantes podem conhecer a produção dos grupos de geração de trabalho e renda do Suricato e das oficinas dos centros de convivência. Bolsas, caixinhas, bonecas, cerâmicas, almofadas e panos de prato, entre outros produtos, estão disponíveis. O evento ainda apresenta uma programação cultural variada, com espetáculos de dança, teatro, circo e shows com os músicos Antonio Nóbrega, Jorge Mautner e Edy Star, que presta uma homenagem a Raul Seixas.

Nenhum comentário: