quinta-feira, 19 de julho de 2012

Produções brasileiras ganham destaque no World Cinema Amsterdam


As produções cinematográficas brasileiras são o foco da 3ª edição do Festival World Cinema Amsterdam, que acontece entre 8 e 19 de agosto na capital da Holanda. São quatro mostras dedicadas ao Brasil: Brazilian Stories – Longas-metragens; Brazilian Stories – Curtas-metragens; Brazilian Summer Sessions – Documentários Musicais; e Cachaça Cinema Club. Este último acontece no dia 11 de agosto e é inspirado no evento que se realiza mensalmente no cinema Odeon, no Rio de Janeiro.

As mostras exibem 15 longas-metragens e 14 curtas independentes, entre eles: “A cidade é uma só?”, de Adirley Queiroz; “Vou Rifar meu Coração”, de Ana Rieper; “Tropicália”, de Marcelo Machado; “Raul: o início, o meio e o fim”, de Walter Carvalho; “O Céu sobre Seus Ombros”, de Sérgio Borges; “O mundo é uma cabeça”, de Bidu Queiroz e Cláudio Barroso; “Os Mortos-vivos”, de Anita Rocha da Silveira; e outros.

Além das mostras exclusivas, os filmes brasileiros também estão presentes na mostra competitiva – com “Boa sorte, meu amor”, de Daniel Aragão – e na mostra Open Air – com “Xingu”, de Cao Hamburger e “O Palhaço”, de Selton Mello.

No dia 12 de agosto, haverá um debate sobre o crescimento do cinema brasileiro, com a presença da curadora do festival Lis Kogan e dos cineastas Kleber Mendonça Filho, Adirley Queirós, Eduardo Nunes, Leonardo Sette, Juliana Rojas, Roberta Marques e Anita Rocha de Silveira.

site oficial do festival diz: “Nos últimos anos, vários jovens e talentosos cineastas brasileiros deixaram sua marca em festivais internacionais de cinema. Muitos mostraram seu indiscutível talento com a produção de curtas e, recentemente, também com filmes mais longos. Logo, atraíram a atenção de críticos e fãs de cinema de todo o mundo”. 

Para mais informações sobre o festival e sua programação, acesse a página oficial do Festival World Cinema Amsterdam.

Fonte: ANCINE

Nenhum comentário: