quarta-feira, 18 de julho de 2012

Remédio para tratamento da gripe suína estará disponível em todos postos de Minas


Remédio para tratamento da gripe suína estará disponível em todos postos de MinasNo estado, já foram registrados 41 casos e 15 mortes em 2012. Agora, o Tamiflu 75 mg estará disponível 24 horas em toda as cidades mineiras

Publicação: 18/07/2012 14:00 Atualização:
Com o crescimento no número de casos e mortes por Influenza A (H1N1) nos últimos dias em Minas Gerais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) garantiu que o medicamento Tamiflu 75 mg (fosfato de Oseltamivir), usado no tratamento da doença, estará disponível em todas as unidades de saúde e municípios até o fim desta semana. Nas pequenas cidades onde não há unidades de pronto atendimento 24h, será indicada uma referência - um profissional da saúde ou secretário municipal – responsável por distribuir o medicamento a qualquer hora. 

No estado, já foram registrados 41 casos e 15 mortes em 2012. Estão em investigação 46 novos casos e um óbito. Cada cidade mineira deverá indicar a quantidade de medicamentos suficiente para a cobertura. Já estão disponíveis 2 milhões de tratamento que vieram do Ministério da Saúde. 

Em Minas, mais de 80% das pessoas consideradas grupo de risco (profissionais da saúde, gestantes, idosos, doentes crônicos e crianças) foram vacinadas, cumprindo a meta geral. Somente o número de grávidas vacinadas ficou abaixo do esperado. Na quinta-feira haverá uma reunião no ministério com todas as secretaria do Brasil para definir protocolos nacionais para prevenção e combate para a gripe suína nos grupos não imunizados. 

Atendimento

O processo para obtenção do Tamiflu em unidades de saúde ficou mais simples, conforme informou a SES. Não são mais necessários os documentos que antes eram cobrados. Agora, o paciente que estiver com sintoma gripal, quando procurar uma unidade e houver prescrição para o medicamento, pode receber imediatamente o remédio. Não é necessário esperar pelo exame clínico que fica pronto em quatro dias, pois a indicação de eficácia do Tamiflu é de 48 horas após contaminação pelo vírus.

Nenhum comentário: