domingo, 28 de outubro de 2012

Obrigado, R49

Obrigado, R49

Fred Melo Paiva - Estado de Minas
| Tags: celular 

Publicação:

28/10/2012 07:57
Se o Atlético for campeão brasileiro em 2012 – esse sonho que a CBF, Deus e a matemática continuam a nos negar –, R49 passará a ser tão grande quanto Reinaldo, tão histórico quanto Dadá e tão atleticano quanto Diego Tardelli. Se o Galo ganhar, a Câmara Municipal tem de dar ao honorário cidadão não apenas a chave da cidade, mas o molho inteiro – e pode abrir a geladeira, andar de cueca, vestir nosso roupão. Tiradentes deve ser extraído da Afonso Pena para dar lugar ao incisivo camisa 49 – a maioria vai preferir Independência a Inconfidência, já que no Horto é onde se terá dado o milagre do título.

Como diz todo jornalista quando diz que disse alguma coisa, digo que é chato dizer “eu disse” – mas, bem, eu disse: “Ronaldinho ainda vai chorar por nós”. E chorou naquele gol contra o Figueirense. Eu não vi Pelé jogar. Mas depois daquele jogo, se me perguntarem se vi ou não vi, vou dizer que vi. Eu também chorei por R49 naquele dia. E lendo a tuitada de um adolescente no dia seguinte: “Quando eu tiver um filho, vou contar pra ele que vi Ronaldinho chorar depois de fazer um gol pelo Atlético”. Era um menino. Obrigado, R49: meu filho tem 5 anos e vai ser atleticano para sempre. Você tem parte nisso.

Tudo bem que Ronaldinho chorou por causa do seu padrasto – mas foi também por superar a dor abraçado a milhões de atleticanos, essa raça que se fez na superação de tantas injustiças. Desde a favela em Porto Alegre até a absurda campanha contra ele depois de deixar o Flamengo, Ronaldinho em tudo se assemelha ao atleticano. Se o Galo der esse título a ele – e R49 der esse título ao Galo –, será um daqueles momentos épicos do esporte, em que até o mais ateu desconfia de que Deus existe. Eu só espero não enfartar, que é pra poder ver o cara chorando na hora de levantar a taça.

Nenhum comentário: