segunda-feira, 22 de outubro de 2012

"Não lembro sequer o que é uma dor de cabeça", diz Fidel Castro

"Não lembro sequer o que é uma dor de cabeça", diz Fidel Castro

AFP - Agence France-Presse
Publicação: 22/10/2012 15:40 Atualização:

Fidel olha o jornal Granma em uma plantação, foto desmentiu os rumores de que o líder cubano teria morrido (AFP PHOTO/HO)
Fidel olha o jornal Granma em uma plantação, foto desmentiu os rumores de que o líder cubano teria morrido

O líder cubano Fidel Castro, que reapareceu em público no sábado após mais de seis meses de ausência, afirmou que não lembra "sequer o que é uma dor de cabeça" e classificou como "aves de mau agouro" os que divulgam "as mais insólitas estupidezes" sobre sua saúde, segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira.

"Aves de mau agouro! Não lembro sequer o que é uma dor de cabeça. Como prova do quanto são mentirosos, lhes mostro as fotos que acompanham este artigo", afirma Castro, de 86 anos em seu texto, publicado pelos meios de comunicação locais e intitulado ironicamente "Fidel Castro está agonizando".

Nas nove fotografias publicadas pelo site governista Cubadebate (cubadebate.cu), Castro, afastado do poder desde 2006 por problemas de saúde, aparece com um semblante calmo em uma plantação, vestindo camisa xadrez, calças esportivas e um chapéu típico de camponês cubano feito de palha.

Várias fotos mostram o ex-líder se apoiando em uma bengala para caminhar, enquanto conversa com seus interlocutores ou lê a edição de sexta-feira do jornal oficial Granma, que publicou nesta segunda-feira as nove fotografias em sua versão impressa e apenas três na digital.

Em seu comunicado, Castro criticou os meios de comunicação e o "médico venezuelano" José Rafael Marquina, sem mencioná-lo, que divulgaram "as mais insólitas estupidezes" sobre seu estado de saúde.

Marquina disse na sexta-feira à imprensa que Castro sofreu "uma embolia massiva na artéria cerebral direita" e que estava "moribundo".

O líder cubano também esclareceu por que deixou de publicar desde o dia 19 de junho seus artigos na imprensa local.

"Deixei de publicar Reflexões porque certamente não é o meu papel ocupar as páginas de nossa imprensa, consagrada a outras tarefas que o país requer", explicou.

Castro reapareceu em público no sábado acompanhando o político venezuelano Elías Jaua até o Hotel Nacional, localizado no bairro central de El Vedado em Havana, onde também tirou fotos com os funcionários, mostradas no domingo à imprensa por Jaua.

Fidel Castro, que na foto com Jaua aparece sorridente, "está muito bem, muito lúcido", disse o ex-vice-presidente venezuelano e atual candidato a governador pelo estado de Miranda.

Desde que ficou gravemente doente, em julho de 2006, e cedeu o poder ao seu irmão Raúl Castro, o líder cubano se dedicou a escrever artigos - cerca de 400 desde então -, assim como livros sobre sua luta na Sierra Maestra e a receber personalidades internacionais em sua residência, no oeste de Havana.

Castro não aparecia em público desde 5 de abril, quando recebeu em Havana a líder estudantil chilena Camila Vallejo, e sua ausência desencadeou uma onda de rumores sobre sua saúde, incentivada porque também deixou de publicar seus artigos.

Nenhum comentário: