domingo, 21 de outubro de 2012

Ex-prefeito decide apoiar Ruy Muniz em Montes Claros

Ex-prefeito decide apoiar Ruy Muniz em Montes Claros

Luiz Ribeiro
Publicação: 18/10/2012 06:00 Atualização: 18/10/2012 08:43

Ruy Muniz (Luiz Ribeiro/EM/D.A Press )
Ruy Muniz

O deputado federal e ex-prefeito Jairo Ataíde (DEM), que ficou em quarto lugar no primeiro turno em Montes Claros, decidiu pelo apoio ao ex-deputado estadual Ruy Muniz (PRB), que disputa o segundo turno contra o deputado estadual Paulo Guedes (PT). No primeiro turno, Ataíde foi o candidato apoiado pelo governo de Minas na cidade. Agora, praticamente todos os partidos e parlamentares da base aliada que estiveram com ele decidiram, em bloco, pelo apoio a Muniz na segunda fase da eleição para a prefeitura.

O representante do PRB terá também o apoio do deputado estadual Arlen Santiago (PTB), que, no primeiro turno, esteve na campanha do ex-deputado federal Humberto Souto (PPS), terceiro colocado na disputa. Souto declarou que vai ficar neutro no segundo turno, assim como o ex-prefeito Athos Avelino (PSB), que se lançou candidato a prefeito e foi substituído pelo ex-deputado do PPS, depois de ser barrado pela Lei da Ficha Limpa.

Os entendimentos para que deputados e partidos da base aliada viessem a declarar apoio a Ruy Muniz foram coordenados pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho e pelo secretário de estado de Governo, Danilo de Castro, conforme admitiu nessa quarta-feira à tarde o secretário do Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, deputado estadual licenciado Gil Pereira (PP), que também tem base eleitoral em Montes Claros.

“Na verdade, eles conversaram com os parlamentares, tratando da união da base de apoio do governador Antonio Anastasia (PSDB) e do projeto político do senador Aécio Neves”, afirmou Pereira, que também declarou apoio ao candidato do PRB. “Mas foi apenas uma opção partidária”, assegurou o secretário, negando que tenha sido negociado cargos.

Jairo Ataíde oficializou o apoio a Ruy Muniz em encontro realizado anteontem à noite, na casa do deputado do DEM, em Montes Claros. O ex-prefeito nega qualquer tipo de pressão por parte do Palácio Tiradentes e decidiu acompanhar Ruy Muniz por conta própria. Mas admite que antes de anunciar sua opção esteve reunido com o senador Aécio Neves (PSDB), com Alberto Pinto Coelho e com Danilo de Castro. “Levei o meu pensamento ao Aécio e ao governo do estado, que me deixou à vontade para tomar a minha decisão”, afirmou Ataíde.

Ele também negou qualquer negociação, envolvendo ocupação de cargos na prefeitura. “Optei pelo apoio ao Ruy porque, na política, ninguém pode ficar omisso”, argumentou Jairo Ataíde. O ex-prefeito argumenta ainda que fez a opção pelo concorrente do PRB por uma questão de coerência. “Seria uma incoerência eu não apoiar o Ruy, pois ele foi o meu candidato a prefeito em 2008 e pertencia ao meu partido”, disse.

Nenhum comentário: