SOU MAIS PSB.
Nacionalização na eleição em Uberaba
Daniel Camargos -
Publicação: 28/10/2012 06:00 Atualização: 28/10/2012 07:12
Uberaba, no Triângulo Mineiro, tem a disputa mais acirrada entre as quatro cidades mineiras que terão segundo turno. De acordo com a pesquisa MDA/Estado de Minas, há empate técnico na capital do gado zebu. Antônio Lerin (PSB) está à frente, com 41% das intenções de voto, contra 36,8% de Paulo Piau (PMDB). A diferença, entretanto, é menor do que a margem de erro, de 4,4 pontos percentuais. O levantamento foi feito nos dias 20 e 21 de outubro e registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) sob o número MG01241/2012. É a primeira vez que o pleito na cidade vai para o segundo turno, e logo na estreia ganhou relevo de disputa nacional. Dois pré-candidatos à Presidência da República em 2014 visitaram a cidade. O senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), reforçaram a campanha de Lerin.
No primeiro turno, Paulo Piau teve mais votos, somando 50.049 (31,71%), ante 32.961 (20,89%) de Lerin. O candidato do PSDB, Fahim Sawan, ficou em quinto lugar, atrás de Adelmo Leão (PT) e Wagner do Nascimento Júnior (PTC). Os caciques tucanos mineiros, Aécio Neves e o governador Antonio Anastasia, apoiaram desde o início da disputa eleitoral o socialista Lerin, abandonando o correligionário Fahim, que, revoltado, deixou a legenda.
Saiba mais...
Deputados Paulo Piau e Antonio Lerin vão disputar segundo turno em Uberaba
PSB e PMDB embolados na reta final da disputa em Uberaba
Cabos eleitorais Piau recebeu o apoio dos petistas, que ficaram em terceiro lugar no primeiro turno. Marcaram presença na campanha do peemedebista, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o deputado estadual e candidato derrotado no primeiro turno Adelmo Leão; o prefeito eleito de Uberlândia, Gilmar Machado; e o ex-ministro de Direitos Humanos Nilmário Miranda. Esse último é diretamente interessado na vitória de Piau, pois caso o peemedebista vença, ele conquista uma cadeira na Câmara dos Deputados, por ser suplente.
Entre os correligionários do PMDB Piau recebeu a vista do vice-presidente da República, Michel Temer; do presidente nacional da legenda, Valdir Raupp, senador por Roraima; e do senador Clésio Andrade. O atual prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (sem partido), réu no julgamento do Mensalão, não conseguiu emplacar o sucessor e abandonou o PMDB. Os dois candidatos encerraram a campanha ontem com carreatas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário