domingo, 27 de maio de 2012

MERECIDO. NOSSO HERÓIS BRASILEIROS QUE LUTARAM CONTRA A LOUCURA, DESRESPEITO A VIDA E INSENSATEZ. MARCAO CAVALCANTE. Monumento à Força Expedicionária emociona pracinhas em BH

MERECIDO. NOSSO HERÓIS BRASILEIROS QUE LUTARAM CONTRA A LOUCURA, DESRESPEITO A VIDA E INSENSATEZ.



Monumento à Força Expedicionária emociona pracinhas em BH
Peça de artilharia usada na Segunda Guerra foi instalada na Zona Leste da capital. Participação do Brasil no confronto completa 70 anos em 2012

Thiago Ventura - Estado de Minas
Publicação: 27/05/2012 12:11 Atualização: 27/05/2012 12:33
Armamento foi utilizado na Segunda Guerra (Thiago Ventura/Portal Uai/D.A Press)
Armamento foi utilizado na Segunda Guerra


A inauguração de dois monumentos chamou atenção de quem passou pela Floresta, na Região Leste de Belo Horizonte, na manhã deste domingo. Trata-se de um obuseiro e uma estátua de soldado, em homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Veja mais fotos das viaturas e do canhão!
Os dois monumentos foram instalado no jardim central da avenida Fracisco Sales, em frente ao Museu da FEB. O destaque é um obuseiro, uma espécie de canhão utilizado para atingir pontos aleatórios de determinada área durante ação militar. A peça é original da Segunda Guerra, fabricada em 1944, com calibre de 155 mm. 

 (Thiago Ventura/Portal Uai/D.A Press)


A inauguração reuniu militares, entusiastas de viaturas militares, veteranos do Batalhão Suez e da Segunda Guerra, os famosos pracinhas. Jeeps e outros carros utilizados no confronto despertaram interesse de quem passava pelo local. A homenagem emocionou quem viveu na pela os horrores da guerra.

"A gente fica triste ao lembrar daquele tempo. Lembro de colegas que morreram com rajadas de metralhadora, gritando para que continuássemos em frente pela pátria, enquanto hojes muitos nem ligam. Mas fico feliz em saber que somos lembrados, já que são poucos agora da nossa geração", comenta o pracinha João Batista Moreira, de 91 anos.

 (Thiago Ventura/Portal Uai/D.A Press)

Nenhum comentário: