quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PROJETO DE TELECOMUNICAÇÕES PARA A COPA DO MUNDO BENEFICIA CENTROS DE SAÚDE E OUTROS ÓRGÃOS PÚBLICOS DE BH

PROJETO DE TELECOMUNICAÇÕES PARA A COPA DO MUNDO BENEFICIA CENTROS DE SAÚDE E OUTROS ÓRGÃOS PÚBLICOS DE BH

As atividades de ampliação da rede de fibra óptica em Belo Horizonte para atender as demandas das Copas das Confederações, em 2013, e do Mundo, em 2014, seguem de acordo com o cronograma. Até setembro, 32 quilômetros dos cabos foram instalados na cidade, o que representa mais da metade do que está previsto pelo projeto. No total, 56 quilômetros do material serão colocados na região do Barreiro, na Pampulha, para ligar o Mineirão a dois pontos das avenidas Carlos Luz e Cristiano Machado, e na região central. Esse investimento vai gerar 26% de aumento da rede de fibra óptica de BH, passando dos atuais 219 quilômetros para 275.
A instalação está sendo coordenada pela Prodabel, com o apoio do Comitê Executivo Municipal da Copa do Mundo, da Prefeitura de Belo Horizonte. Esse projeto tem como objetivo garantir que as imagens geradas no Mineirão e na Fan Fest (local de exibição dos jogos em telões para a população) cheguem sem interrupção ao International Broadcast Center (IBC), o Centro Internacional de Transmissão, no Rio de Janeiro, de onde serão distribuídas para todo o mundo.
A melhoria na infraestrutura de telecomunicações, financiada pelo convênio firmado entre Prodabel e Telebras, proporcionará, ainda, a execução do serviço de conexão de internet nos prédios oficiais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, como Centro de Imprensa, hotéis oficiais da Fifa, Aeroporto de Confins e Mineirão.
Legado para a cidade
A ampliação da rede de fibra óptica também vai gerar benefícios para 106 órgãos da PBH, como centros de saúde e BHTrans, de acordo com Luciano Pimenta, gerente do projeto na Prodabel. “Haverá a substituição da conexão utilizada atualmente por uma conexão própria, com velocidade de 1Gbps (gigabytes) por segundo”, explica. Outro ganho será o atendimento de demandas da Prefeitura, como videomonitoramento da segurança e gerenciamento de trânsito, além dos sistemas mul­timídia.
O projeto é um esforço conjunto entre Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Prodabel, do Governo de Minas Gerais, da Cemig Telecom e da Telebras. A previsão é que a instalação de todo o cabeamento óptico exigido pela Fifa e seja concluída até a inauguração do Mineirão, no final deste ano.
Para Alexandre Hill Maes­trini, gerente do Comitê Executivo da Copa, Belo Horizonte terá uma estrutura eficiente de tecnologia da informação. “Além de atender as demandas das Copas das Confederações e do Mundo, esse projeto vai aumentar a velocidade de conexão em mil vezes nos pontos de acesso da Prefeitura. Sem falar no ganho econômico, pois com a aquisição de links próprios, a cidade vai reduzir o que hoje é gasto com o aluguel de links”, pontua.

Nenhum comentário: